Dúvida em relação as baterias

Caro Gilberto, recentemente comprei um Notebook da HP e procurei entender o funcionamento da bateria e como conservá-la melhor. Fiquei com uma dúvida. Procede a informação de que, quando utilizamos o Notebook ligado na tomada (AC), devemos retirar a bateria do mesmo? Algumas pessoas alegam que a retirada da bateria, quando utilizamos o Notebook direto na rede AC, poderá danificar o Notebook se houver intermitência de tensão.

Peter – Vitória

Olá Peter. A pergunta que você fez é uma das mais polêmicas quando falamos de baterias.

Fiz uma pesquisa ampla sobre as baterias e minhas conclusões foram a de que manter a bateria no Notebook enquanto ele está na energia não tem nada de errado. Consultei vários engenheiros que afirmaram que os fabricantes já se preocupam com isto e os circuitos que carregam as baterias param de enviar energia para elas quando eles estão carregadas (é claro que estou considerando que o circuito esteja em pleno funcionamento).

A durabilidade das baterias sofre muito mais com hábitos como recarregá-las ou utilizá-las em alta temperatura ou deixar que sua carga chegue a zero (principalmente se ela estiver guardada).

Caso você decida retirar a bateria do Notebook enquanto ele estiver conectado na energia você corre o risco de, caso aconteça uma variação de tensão, perder todo o seu trabalho

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge