Dúvida sobre backups

Caro Gilberto, trabalho em uma empresa que grava programas de áudio e vídeo, faz a edição e envia o que é de interesse para os clientes. Devido a isso, geramos uma grande quantidade de arquivos nos formatos AVI, MPEG e WMV o que causa um sério problema com relação ao armazenamento. O que você sugere para reduzirmos o espaço ocupado em disco? A compactação é uma solução? Como armazenar esses arquivos?

Ângelo – Vitória

Olá Ângelo. Com a digitalização das informações este é um problema que todos estamos expostos.

Em geral a informação (áudio e vídeo) gravados nestes formatos de arquivo já são compactados. Desta forma uma nova compactação não vai obter reduções de espaço podendo, em alguns casos, até aumentar o tamanho do arquivo.

Imagino que uma alternativa seria a de investir em um dispositivo de armazenamento externo como um storage ou uma SAN (dispositivo conectado em rede para armazenamento de arquivos).

Se a quantidade de dados for realmente grande vocês também podem investir em uma solução de backup automatizada, assim não precisarão manter todos os arquivos em disco

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge