Dúvida sobre Pen-drive

Caro Gilberto. Faço manutenção preventiva e corretiva em computadores. Costumo usar o meu Pen Drive para atualizar drivers e instalar aplicativos no PC’s dos clientes. O Problema é que encontro muitos vírus nos PC’s e, por segurança, prefiro formatar o Pen Drive a cada vez que uso em PC’s diferentes. A pergunta é: posso formatar o Pen Drive infinitamente? Existe o risco de danificá-lo?

Ednei – São Mateus

Olá Ednei. A sua dúvida de formatação, ela é bem interessante e procedente.

O que acontece é que os Pen Drives são feitos a partir de memórias flash e estas memórias suportam um número finito de regravações, algo em torno de 100.000 vezes.

Alguns fabricantes de Pen Drives dão garantia de 5 anos, 10 anos ou até para a vida toda pois afirmam que suas memórias suportam até 1.000.000 de regravações. Assim não precisa ficar tão preocupado.

É mais fácil o Pen Drive sofrer algum problema por causa de uma inserção ou remoção errônea, ou mesmo por causa de uma porta USB com problemas do que por causa de excesso de regravações.

É importante citar que o processo de leitura dos arquivos do Pen Drive não causa nenhum desgaste. Só a regravação é que conta.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge