Dúvidas sobre a rede sem fio

Olá Gilberto. Estou para instalar uma rede sem fio e tenho algumas dúvidas. Já é viável mudar de estrutura física de cabeamento para uma rede sem fio? Qual a quantidade de máquinas que pode ser instalada em um acesso sem fio? Alguém me disse que conforme adicionamos micros na rede wireless, a velocidade vai diminuindo, o que a tornaria lenta e bem pior que a rede cabeada, é verdade ou mito?

Roberto – Vitória

Olá Roberto. Atualmente já é viável migrar uma grande estrutura de estações de trabalho para acesso exclusivamente por rede sem fio mas para isto funcionar alguns cuidados devem ser tomados.

O projeto da rede deve ser muito bem feito, principalmente em relação ao alcance, performance e interferências. Não se pode esquecer de incluir as ferramentas de segurança no projeto.

Hoje os padrões recomendados para escritórios são o 802.11g e o 802.11n (MIMO).

Quanto ao compartilhamento da banda, é verdade. A taxa de transmissão é compartilhada por todas as estações, o que não quer dizer que a banda é dividida em parcelas exatamente iguais pelas estações. O número máximo adequado de estações por Access Point vai depender da aplicação, marca do AP e do uso da rede.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge