Duvidas sobre o iPad

Olá Gilberto. Faço palestras e durante as palestras tenho que, às vezes, consultar algumas referências. Pesquisei alguns lançamentos de Tablets para ver se consigo deixar de lado os esboços de papel e passar a usar um destes equipamentos. Minhas dúvidas são as seguintes. É possível editar um texto de Word em um Tablet? É possível colocar as fontes em um tamanho que não exija muito esforço para ler, em função da distância ou luminosidade? Como fica a questão da bateria. Em uma palestra mais longa geralmente ela aguenta? Posso transferir qualquer texto para um Tablet, a partir de um PC?

Paulo – Vitória

Olá Paulo. Acredito que os Tablets podem sim te ajudar nas suas palestras. Seguem as respostas as suas dúvidas.

Você pode sim editar textos e apresentações no Tablet. A dificuldade é que ele não tem teclado físico o que pode complicar um pouco. Você pode comprar um teclado externo o que melhora bastante a usabilidade. Alguns Tablets podem exigem que você compre um aplicativo para editar documentos no padrão Microsoft Office. Isto vai depender do sistema operacional de cada um.

A leitura de textos é muito tranquila. Com o recurso de Zoom você pode aumentar muito o tamanho das letras do documento.

Quanto a autonomia da bateria do Tablet, isto vai depender do fornecedor e do que você está executando no equipamento. Mas em média as baterias, quando totalmente carregadas, chegam a durar mais de 10 horas

Para a transferência de arquivos entre o PC e o Tablet você pode utilizar várias opções como um cabo USB, a rede Wifi ou até a rede 3G. Veja que alguns arquivos talvez não consigam ser abertos no Tablet devido a estes não possuírem aplicativos que saibam lidar com arquivos de formatos específicos.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge