Eliminando arquivos duplicados no Computador e Smartphone

É comum recebermos e compartilharmos muitas fotos em nossos Computadores e Smartphones e devido a isto é normal que algumas imagens sejam duplicadas no dispositivo de armazenamento o que significa desperdício de espaço. A tarefa de identificar e remover manualmente os arquivos duplicados é uma tarefa bastante árdua.

Felizmente, existem vários programas que podem fazer esse trabalho para você. Para lhe ajudar selecionamos alguns programas gratuitos para localizar e apagar arquivos duplicados no computador e no smartphone.

Quando os arquivos estão no Computador a sugestão é o programa gratuito AllDup (http://allsync.de/en_index.php). Este aplicativo lhe ajuda a localizar e deletar arquivos duplicados em seu computador. Ele permite que você encontre documentos, imagens, músicas e vídeos duplicados pelo nome, extensão, tamanho, conteúdo, data de modificação, data de criação e atributos do arquivos.

Outra alternativa para o mesmo objetivo é o aplicativo VisiPics (http://www.visipics.info/). Este programa pode fazer uma comparação entre suas imagens, permitindo detectar fotos semelhantes, mesmo que tenham resoluções ou tamanhos diferentes. Ele exibe os resultados da busca rapidamente em uma relação que inclui vários detalhes de suas fotos.

Para Smartphones Android a sugestão é o aplicativo gratuito Duplicate Mídia Removedor encontrado no Google Play. Este programa remove todas as duplicatas de mídias presentes em seu armazenamento permitindo selecionar o que será excluído (original ou cópias). Você ainda pode agendar verificações periódicas de acordo com a sua necessidade.

No caso de Smartphones da linha iPhone a opção é o GetSpace Photo Gallery que além de identificar e permitir a remoção de fotos duplicadas também identifica fotos borradas e Screenshots (capturas da tela). Depois de identificar e selecionar as fotos a serem apagadas, com um único toque você pode movê-las para a lixeira. Para remover definitivamente as fotos você deve executar o procedimento de limpar a lixeira.

Agora você pode liberar algum espaço de armazenamento no seu Computador ou Smartphone fazendo uma rápida faxina das fotos e arquivos duplicados

Gilberto Sudré

 

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.