Encontre as senhas perdidas

Senhas, senhas e mais senhas. Garanto que se você utiliza o computador ou a Internet com alguma frequência já precisou cadastrar uma senha para ter acesso a arquivos, diretórios ou sites. O problema é lembrar de todas elas. Com uma infinidade de arquivos, cada um com uma senha diferente, é muito fácil acontecerem confusões e esquecimentos.

Este é um problema muito comum. Já abordei este assunto aqui na coluna e parece que, considerando a quantidade de mensagens que tenho recebido, a questão está ficando cada vez pior. Então vamos novamente em busca da senha perdida.

Se este é o seu problema, o que fazer nesta hora? Utilizar a mesma senha em todas as ocasiões? Solução nada prudente. Contratar um hacker amigo para invadir seu próprio sistema? Certamente existem algumas soluções mais simples.

Caso você realmente não tenha a menor ideia de qual senha colocou no arquivo ou diretório, alguns utilitários encontrados na Internet podem ajudar você a sair deste sufoco.

Vamos começar pelo site LostPassword.com (http://www.lostpassword.com). Neste portal, bastante organizado por sinal, estão disponíveis ferramentas para a recuperação de senhas de praticamente todos os tipos de arquivos do Microsoft Office, alguns sistemas operacionais e até aplicações como o Microsoft Exchange. A grande maioria dos utilitários oferecidos nesta página são pagos e não são baratos. Dependendo da situação e importância das informações o valor a ser gasto fica até pequeno.

O site LastBit (http://lastbit.com/), além de oferecer uma série de ferramentas pagas para encontrar senhas perdidas também coloca a disposição muitos documentos e links sobre o assunto. Se você está procurando aprender mais sobre o tema, faça uma visita ao LastBit.

Outra ferramenta interessante é o Password Recovery Software (http://www.elcomsoft.com/prs.html). Este é um utilitário bem completo que possui diversas versões específicas para cada tipo de arquivo e senha que você deseja recuperar. Ele inclui um dicionário com 129.000 termos em português (Brasil) para o teste de senhas com palavras conhecidas e também é pago.

Alguns sites oferecem serviços de quebra de senhas como o Password Service (http://www.passwordservice.com). Basta você enviar o arquivo que eles fazem todo o trabalho para você.

Na próxima vez que você estiver em uma situação como esta, tenha calma, respire fundo e saiba que tem solução. Basta ter a chave (ferramenta) correta.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge