Ergonomia no uso dos computadores

Já abordei aqui na coluna uma série de dicas sobre como cuidar melhor do hardware e software de nossos computadores. Vimos também algumas sugestões de como extrair o máximo de performance de cada equipamento e como aumentar sua vida útil. Entretanto, não podemos nos esquecer que processadores, memórias, discos rígidos e programas são apenas ferramentas o mais importante é quem está operando o computador.

Aqueles que ficam horas em frente a uma tela sabem que depois destas maratonas o corpo reclama através de vários alarmes como: sensação de cansaço, dores nas costas, pescoço, braços e mãos, ardência nos olhos, além de sintomas mais sérios como a LER, a grave lesão por esforço repetitivo, que pode causar danos permanentes.

Para prevenirmos a ocorrência destes problemas aqui estão algumas dicas de boa postura no uso do computador:

– Mantenha o topo do monitor ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento do braço

– Cuide para que a sua cabeça e o pescoço fiquem na posição reta com os ombros relaxados

– Apoie a região lombar (as costas) no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas

– O antebraço, punhos e mãos devem estar em linha reta em relação ao teclado (posição neutra do punho)

– Mantenha os cotovelos junto ao corpo

– Procure manter o ângulo do joelho igual ou superior a 90o

Sempre que possível, utilize descanso apropriado para os pés

Caso você esteja copiando ou redigitando algum documento, mantenha o original próximo ao monitor e na mesma altura deste.

Agora podemos cuidar melhor do “nosso equipamento”.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge