Escolha de um Antivírus

Meu computador foi infectado com um vírus e preciso instalar um antivirus. Pesquisei e encontrei várias opções gratuitas na Internet. Qual o melhor antivírus gratuito no mercado atualmente?

Leticia – Vitória (via Internet)

Olá Letícia. Esta é uma pergunta muito comum, inclusive esta semana fui abordado por uma leitora com uma dúvida muito parecida com a sua,

A posição de melhor antivírus gratuito do mercado varia quase que mensalmente. Isto acontece porque os ataque e infecções por vírus estão em constante evolução e os fabricantes dos antivírus precisam “correr atrás” para identificar e proteger os micros contra estas novas ameaças.

Pelo que tenho acompanhado, os melhores antivírus gratuitos atualmente são o Avast (http://www.avast.com), o Avira (http://www.avira.com) e o AVG (http://free.avg.com/). Todos com uma bom grau de acerto.

Lembre-se que a classificação de “gratuito” se aplica para o uso doméstico. O uso em empresas ou escritórios de profissionais liberais não está de acordo com a licença do fabricante.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge