Escolha de uma senha

Bom dia Gilberto. Gostaria de saber o por que de nenhuma senha, por mais complexa que a criemos, seja considerada segura para e-mails ou sites na WEB.

Sâmara – Vitoria (via Internet)

Olá Sâmara. As senhas bem escolhidas podem oferecer uma segurança adequada para sistemas média importância.

Para ser considerada forte atualmente (e isto muda com o tempo), as senhas devem ter 8 ou mais caracteres alfanuméricos (letras e números), com pelo menos um caractere maiúsculo e incluir um carácter especial (@#$%-.. etc).

O problema é que na maioria das vezes a questão da segurança não está na escolha da senha e sim em não anotá-la em outro local ou no uso de uma maquina infectada com um vírus. Isto permite que sua senha senha capturada pelos crackers (por mais forte que ela seja).

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge