Escolhendo sua nova TV – OLED x QLED

 

Na coluna da semana passada comentei sobre 2018, ano de mais uma copa do mundo e muitas famílias aproveitam para trocar suas TVs por novos modelos mais modernos. Analisei algumas das novas tecnologias encontradas nas TVs e como fazer uma boa escolha.

Neste artigo continuamos a análise hoje falando das tecnologias das telas. Como o assunto é extenso ficou para um artigo específico.

As telas das TVs mais novas basicamente se dividem em duas tecnologias a OLED e a QLED mas qual a diferença entre as duas e a pergunta: existe uma melhor do que a outra?

Vamos começar pela OLED (organic light-emitting diode ou diodo orgânico emissor de luz). Neste tipo de tecnologia cada pixel da tela é composto de um led que emite sua própria luz, assim não é necessária uma iluminação na parte de trás da tela.

Já a tecnologia da QLED (quantum-dot LCD) é baseada na já conhecidas telas de LCD (liquid crystal display ou display de cristal líquido) onde é adicionada uma nova camada de pontos que emitem as cores quando atingidos pela iluminação existente na parte de trás da tela.

Explicado como funciona cada uma das tecnologias vamos a algumas perguntas e respostas. Qual é a mais nítida? Teoricamente, por poder controlar a luz gerada por cada pixel separadamente a tecnologia de OLED tende a apresentar imagens mais nítidas. Este também é o motivo das telas de OLED conseguirem gerar as cores pretas mais próximas ao real.

Qual das duas tecnologias geram imagens mais brilhantes? Aqui, devido a iluminação ser gerada pela parte traseira do painel e não por pontos independentes, a vencedora é a Tecnologia QLED.

E quanto a reprodução de cores qual delas se sai melhor? Os testes realizados até agora com as TVs comercialmente disponíveis demonstram um empate técnico entre elas.

Como nem sempre sentamos exatamente na frente da TV, qual é a tecnologias que permite uma melhor reprodução de cores mesmo quando estamos sentados fora do eixo central da tela? Os testes também revelaram que as TVs com a tecnologia de OLED se saem melhor neste quesito.

Como podemos ver, apesar da OLED se sair melhor na maioria dos quesitos as diferenças são pequenas. Cabe ao comprador comparar e fazer sua escolha.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge