Senhas, senhas e mais senhas. Com informações importantes e sigilosas indo parar nos computadores é cada vez mais comum utilizarmos senhas para impedir o acesso não autorizado a arquivos e diretórios. O problema começa exatamente nesta hora. Com uma infinidade de arquivos, cada um com uma senha diferente, é muito fácil acontecerem confusões e perda de senhas. Situações nada agradáveis.
Nesta hora o que fazer? Contratar um hacker para invadir seu próprio sistema? Certamente existem algumas soluções mais simples. Se você realmente não tem a menor ideia de qual senha colocou no arquivo, alguns utilitários encontrados na Internet podem ajudar você a sair deste sufoco.
No site LostPassword (http://www.lostpassword.com), bastante organizado por sinal, estão disponíveis ferramentas para a recuperação de senhas de diversos tipos como arquivos do Office, Sistemas Operacionais, e até aplicações como o Microsoft Exchange. A grande maioria dos utilitários oferecidos nesta página são pagos..
O Password Recovery Software (http://www.elcomsoft.com/prs.html) é utilitário é bem completo e possui diversas versões específicas para cada tipo de arquivo que você deseja recuperar a senha. Inclui um dicionário com 129.000 termos em português (Brasil) para o teste de senhas com palavras conhecidas. Também é pago.
Estes sites também oferecem serviços de quebra de senhas. Basta você enviar o arquivo que eles fazem todo o trabalho para você.
Na próxima vez que você estiver em uma situação como esta, calma, respire fundo e saiba que tem solução. Basta ter a chave (ferramenta) correta.
Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.
2 Comentários