Falha no Antivírus

Olá Gilberto. Quando coloco o antivírus para verificar o meu computador ele não acha nada de anormal e informa que nenhum arquivo está infectado. Mesmo assim é possível que possa haver algum código malicioso que o antivírus possa não ter encontrado? Se há essa possibilidade, como detectar esse vírus sem usar o antivírus? Existe algum programa ou ferramenta possa detectar caso o antivírus tenha falhado?

Nivaldo – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Nivaldo. A situação que você descreve é bem comum. O que acontece é que os antivírus não são 100% seguros (nada na área de segurança da informação pode oferecer 100% de segurança).

A taxa de detecção e acerto dos melhores antivírus do mercado fica entre 93% e 97%. Com isto pode sim acontecer de você possuir um antivírus instalado e atualizado no seu computador e mesmo assim ele não encontrar um vírus.

Por isto é tão importante que o usuário tenha cuidado com os programas que instala no seu micro, as páginas que navega e os anexos de e-mail que abre. Só assim ele pode melhorar sua segurança.

Você pode utilizar ferramentas como o Spyware Terminator (http://www.spywareterminator.com) para tentar localizar alguns tipos de códigos maliciosos no seu computador.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Alexandre

    Tem um jeito melhor ainda: use Linux!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge