Ferramentas para arquivos PDF

O formato PDF (Adobe Portable Document Format) é quase uma unanimidade na distribuição de documentos. Quando buscamos referências, artigos ou livros na Internet, normalmente os encontramos no formato da Adobe. Esta preferência é explicada pelo tamanho relativamente compacto do arquivo convertido para PDF, relativa imunidade a vírus (apesar de poder propagar alguns tipos de vírus) e a possibilidade de impedir sua impressão ou alteração.

Algumas ferramentas são muito úteis para a leitura, manipulação e geração de arquivos neste formato. Vejamos como usá-los e algumas dicas interessantes.

O leitor de arquivos PDF mais utilizado na plataforma Windows é o Acrobat Reader da própria Adobe (http://www.adobe.com). Este utilitário gratuito, durante a sua abertura, carrega uma grande quantidade de extensões (ou plug-ins), o que normalmente faz este processo ficar bem demorado. Existe uma forma simples de usar o Acrobat Reader sem a carga destas extensões e por conseqüência acelerar o processo de execução. Basta você manter a tecla shift pressionada durante a inicialização. Em algumas situações a carga dos plug-ins pode ser requerida para a exibição correta dos arquivos.

Se você procura uma forma de manipular arquivos PDF’s, o PDF Toolkit ou pdftk é o utilitário ideal. Compatível com os sistemas operacionais Windows, GNU/Linux, Solaris, FreeBSD e Mac OS, pode ser baixado da internet gratuitamente através do site http://www.pdflabs.com/tools/pdftk-the-pdf-toolkit//. Com este aplicativo você pode separar as páginas de um documento PDF em arquivos individuais ou reunir diversos arquivos em um único PDF. Outra função deste utilitário é decriptar ou encriptar documentos neste formato. Realmente uma excelente ferramenta.

Para criar documentos no formato PDF, uma boa opção é o PDF995 (http://www.pdf995.com). Este utilitário gratuito, tem sua instalação e funcionamento bastante simples. O processo de instalação consiste na criação de uma impressora virtual. Assim, se você deseja converter um do Microsoft Office para o formato PDF é só imprimir o arquivo usando esta nova impressora. Será solicitado o nome do arquivo PDF a ser gerado, informe-o, clique OK e seu arquivo PDF está pronto.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge