Ferramentas para editar vídeos

Os preços das câmeras de foto e vídeo digital, assim como das placas de captura de vídeo estão cada vez mais baixos e o acesso a Internet em banda larga está muito popular. Tudo isto colabora para o uso e compartilhamento vídeos.

A questão agora editar este tipo de arquivo ou convertê-lo para formatos compatíveis com os diversos equipamentos existentes.

No artigo de dicas desta semana, vamos analisar alguns programas desenvolvidos exatamente para este tipo de dor de cabeça. Fazer editar e fazer a conversão entre formatos dos arquivos de vídeo.

Para quem é usuário do sistema operacional Windows uma boa alternativa gratuita é o Windows Movie Maker. Com este utilitário você vai poder colocar legendas, títulos, fundo musical, efeitos de transição de imagens e ainda montar o vídeo na ordem desejada.

Outra opção as ferramentas da Boilsoft (http://www.boilsoft.com). No site deste fabricante você vai encontrar uma relação muito interessante de utilitários para tratar os arquivos de vídeo. Estão disponíveis algumas ferramentas para conversão entre os formatos mais conhecidos como AVI, MPEG, ASF e WMV.

Do mesmo fabricante, outro utilitário oferece dois recursos bastante úteis como a possibilidade de extrair uma parte do vídeo para um arquivo em separado ou a reunião de dois filmes em um só. Neste mesmo programa você também pode extrair as faixas de áudio para um arquivo MP3 a parte. Estes aplicativos são pagos mas você pode fazer o download de uma versão de demonstração no próprio site.

Para os usuários do GNU/Linux, também existem boas alternativas como o Cinelerra (http://cinelerra.org), o Kino (http://www.kinodv.org/) e o Kdenlive (http://www.kdenlive.org), todas gratuitas.

Em geral estas ferramentas permitem que você carregue em memória diversos vídeos digitais, inclua efeitos, corte ou mescle partes do vídeos e ainda exporte para os formatos AVI, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG-1, MPEG-2, e MPEG-4.

Agradeço aos leitores da coluna Antenado por acompanharem os artigos e pela participação através das muitas dúvidas e sugestões enviadas ao longo de 2012. Desejo a todos um excelente 2013 com muita PAZ, sucesso e principalmente saúde.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge