Fique em dia com as notícias mesmo com o fim do Google Reader

Nestes tempos em que tudo anda em alta velocidade, ficar por dentro das últimas notícias e informações é uma necessidade. É claro que a Internet facilitou muito o trabalho de quem quer ficar a par das novidades. A má notícia é que, com o número cada vez maior de portais, blogs e outras fontes de informação, fica muito difícil conseguirmos acompanhar tudo simultaneamente.

A Internet aumentou mas ao mesmo tempo resolveu o problema criando ferramentas para ajudar a a quem quer ficar por dentro do que acontece por aí. Mais especificamente foi criado o RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication), uma forma de consulta automatizada que permite que você acompanhe sites e blogs sem ter que ir a cada uma destas páginas individualmente.

Para reunir todas as notícias em um único local vamos precisar de um aplicativo chamado leitor de RSS (ou leitor de Feeds de RSS). Um dos leitores mais conhecidos é o Google Reader. Na verdade era pois depois de vários anúncios o Google decidiu tirar este serviço do ar a partir da última segunda feira (01/07).

E agora, o que fazer? Varias opções surgiram como candidatos a substitutos do Google reader. Vamos conhecer algumas delas.

A primeira opção é o NetVibes (http://www.netvibes.com/). Este site possui uma interface simples, baseada em abas, onde você classifica cada “Feed” de notícias por tipo. O NetVibes atende bem a demanda sem precisar instalar nada no seu computador.

O Feedly (http://cloud.feedly.com) também é um bom candidato a substituto do Google Reader. Com um layout de página, parecido com um blog, sua navegação não é tão tão simples como o NetVibes. O Feedly está disponível em versões para os navegadores Chrome, Firefox e Safari, assim como aplicativos para Android e iOS.

Outra opção é o The Old Reader (http://theoldreader.com/). A interface é simples e muito similar à do Google Reader, o que facilita a migração. Este leitor só não não tem um aplicativo para dispositivos móveis.

Se você prefere algo mais simples, a escolha é pelo o Skimr (http://www.skimr.co/). Este é um leitor de Feeds RSS básico e otimizado para dispositivos móveis.

Todas as alternativas são gratuitas e permitem a importação dos seus Feeds RSS assinados no Google Reader.

Para os fanáticos por notícias e novidades o RSS é um verdadeiro achado. Se você se enquadra nesta turma muito cuidado, pois o problema vai ser conseguir desgrudar da Internet e das notícias.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Enrique Vago

    Rsrs o comentario no fim do texto eu me enquadro perfeitamente ” Para os fanáticos por notícias e novidades o RSS é um verdadeiro achado. Se você se enquadra nesta turma muito cuidado, pois o problema vai ser conseguir desgrudar da Internet e das notícias. ” , muito boa a sugestao pois ja fiz o backup do arquivo do site do google onde usava mais pra salvar sites que nao tem disponivel opçao de enviar a noticia via email mais sempre tem RSS , pois utilizo leitor local no linux like Gazzete, QuickRss e por ai vai , lembrei aqui do Summly porem é somente para IOS que foi uma grande negociaçao no inicio do ano comprado pelo Yahoo ( old times Archie, Ghroper, and Altavista .

    Agora a pergunta que nao me sai da cabeça é de o porque nao fazer mais uso de tal ferramenta ja que outras empresas tem investido pesado neste tipo de serviço vide Yahoo e outras que ser for fazer mençao aqui irei gerar uma enorme lista, penso que era por exemplo uma otima ferramenta para google empresas, bloguers etc.

    Gilberto nem fiz busca pra saber se possui esta materia mas fale sobre as ferramentas usadas para salvar favoritos ( like delicious.com, ) visto eu por exemplo que fazia gambiarra de bookmark no google reader. !

    • Olá Henrique,

      O Google está fazendo uma faxina nas suas ferramentas e deixando apenas aquelas que estão alinhadas com seus objetivos.

      O RSS é um protocolo antigo, muito usado, mas de uso muito específico.

      Para salvar os favoritos eu uso o Evernote. É uma ferramenta muito boa eu que faz muito mais do que isto.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge