Fique por dentro das notícias

Ficar por dentro das últimas notícias e informações é hoje uma necessidade para qualquer profissional. Neste sentido a Internet facilitou muito o trabalho de quem quer ficar a par das novidades.

A má notícia é que, com o número cada vez maior de portais de notícias, blogs e outras fontes de informação, fica muito difícil conseguirmos acompanhar tudo isto simultaneamente. Isto me lembra a frase do Mitchell Kapor que diz “obter uma informação da Internet é como tentar encher um copo de água em um hidrante”. Complicado não?

Para facilitar a vida de quem corre atrás das notícias existe o padrão RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication), baseado em outro padrão, o XML (Extensible Markup Language). O RSS permite que a partir de um único utilitário, chamado de agregador de RSS, você consiga acompanhar simultaneamente todas as fontes de informação que você deseja. Se você ficou assustado com esta sopa de letrinhas pode ficar tranqüilo, usar o RSS é bem mais simples do que entendê-lo.

A instalação de um agregador de RSS é muito simples, basta escolher uma das ferramentas gratuitas como o SharpReader (http://www.sharpreader.com), FeedReader (http://www.feedreader.com) ou o RSSOwl (http://sourceforge.net/projects/rssowl).

Depois de fazer o download e instalar algum destes utilitários, basta procurar o canal do RSS nos sites de informações que você acessa freqüentemente. Normalmente o canal do RSS é identificado por um ícone na cor laranja com a sigla XML ou RSS. Clique neste ícone, copie o link e o adicione no leitor de RSS. Pronto, você já começará a receber as notícias.

Diversos sites possuem uma lista de fontes de informação em formato RSS como o http://www.feeds.com.br, http://www.rssficado.com.br/canais.php ou http://www.concatenum.com.

Mas para quem não quer instalar nenhum aplicativo novo no seu computador para ler as notícias o Google tem a solução. O Google Reader (http://www.google.com.br/reader) é um portal que funciona como um leitor de RSS onde você pode cadastrar as fontes de notícias e conseguir lê-las a partir de qualquer micro.

Para quem não consegue ficar longe das notícias e novidades o RSS é um verdadeiro achado. Se você se enquadra nesta turma muito cuidado, pois o problema vai ser conseguir desgrudar da Internet e do seu micro.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge