Formatar Computador: quando realmente é necessário?

 

Reinstalar todos os aplicativos e arquivos em um computador é uma complicação mas algumas vezes não há saída e a única alternativa é a formatação para o bom funcionamento da máquina.

Certamente o motivo mais comum para a limpar o sistema e começar tudo do zero é a infecção do computador por vírus. Existem algumas situações em que o código malicioso afeta tão profundamente os aplicativos e o Windows que é impossível removê-lo sem criar uma inconsistência geral e paralisar todo o sistema. Mesmo utilizando bons antivírus não é possível desfazer as alterações executadas pelo atacante. Neste caso a única alternativa é mesmo o backup de todos os arquivos importantes como fotos, vídeos, textos e planilhas e reinstalar tudo.

Mas infelizmente esta não é a única situação onde a saída é reformatar o computador.

Depois de alguns anos de uso e muitas instalações / desinstalações de aplicativos é normal que o Windows apresente uma lentidão. Neste caso aplicativos como o CCleaner podem ajudar a fazer uma faxina nas configurações e fazer com que o Sistema volte a ter a performance de antes. Mas se mesmo com a ajuda destes aplicativos de organização nada for resolvido a alternativa é mesmo a reinstalação de tudo.

Outra situação comum que pede a reinstalação do sistema é quando o recurso de restauração do sistema do Windows não funciona. Nos casos em que o sistema não carrega ainda existe a possibilidade de ativar a restauração do Windows, uma função que tenta retornar as configurações para a última versão que tudo ainda funcionava. Caso este recurso não obtenha sucesso o caminho vai ser mesmo o de reformatar com computador.

A reinstalação de todo o sistema é um procedimento com muitos passos e detalhes técnicos. Caso você não disponha de tempo ou conhecimento para esta tarefa solicite a ajuda de técnico capacitado.

Com o sistema reinstalado não se esqueça de instalar um antivírus e deixar a atualização automática ativada.

Uma ultima sugestão. Independente da sua situação sempre mantenha backups atualizados dos seus arquivos (inclusive do celular) pois atualmente as fotos, vídeos e textos que você tem valem mais do que qualquer equipamento.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.