Golpes pela Internet e fora dela

 

Provavelmente você conhece alguém que já tenha sido vítima de algum tipo de golpe seja na vida real ou digital. Com o crescimento do alcance da Internet fica cada dia mais comum ouvir o relato de alguem que caiu neste tipo de ataque. Em muitos casos basta uma pessoa estar desatenta para entrar para as estatísticas.

Muitos golpes são simples, aplicados na Internet ou fora dela, mas que causam bastante prejuízo para as vítimas. Alguns destes golpes são fáceis de serem evitados, basta estarmos atentos a alguns sinais.

Vamos começar com um golpe bem popular, é provavel até que vocẽ já tena recebido um e-mail ou SMS, solicitando a atualização de informações cadastrais para um Banco, TRE ou outra entidade. As mensagens são bem construídas com imagens e texto corretamente escrito que podem enganar muitas pessoas. Atualmente é raro encontrar uma mensagem de golpe com erros de portugês como acontecia no passado.

Na mensagem é fornecido um link para a atualização onde o usuário deveria preencher informações como: endereço, chave de segurança, data de validade do cartão entre outros dados.

Ao clicar no link, além do risco do seu computador ou smartphone ser infectado por um vírus que monitore o que você faz no equipamento, de posse dos seus dados os golpistas podem tentar se fazer passar por você em compras on-line, bancos ou lojas. Assim não clique no link nem para teste.

Outro golpe comum é a criação de um site completo de comércio eletrônico, com as fotos, promoções e carrinho de compras. Tudo como seria em uma loja normal mas que existe só de fachada. No site consta até mesmo um telefone de atendimento e, se ligar, é possível que seja atendido. Neste caso a vítima efetua o pagamento, mas nunca receberá o produto.

Algumas dicas importantes para não cair nestes golpes: não forneça nenhuma informação sua por telefone, não envie cópia dos seus documentos para terceiros que você não conhece, antes de comprar alguma coisa em uma loja on-line faça uma pesquisa sobr sua reputação em mecanismos de busca ou no site http://www.reclameaqui.com.br. Não clique em links recebidos por e-mail ou em mensagens no seu celular, especialmente de origem desconhecida. Lembe-se que bancos, tribunais de justiça, Receita Federal, entre tantos outros órgãos, não enviam mensagens com links.

Pra alertar os usuários o site http://tudogolpe.com.br apresenta estes e outros golpes e como se proteger.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.