GPS com TV Digital

A integração de várias funções em um só aparelho é uma prática muito comum para os novos eletrônicos. O melhor exemplo deste funcionamento são os celulares que fotografam, filmam, acessam a Internet, reproduzem músicas, são agenda de compromisso e contatos, servem como ferramenta de pagamento de cartão de crédito e em alguns permitem até fazer ligações telefônicas.

Pois esta integração chegou aos GPS, do português Sistema de Posicionamento Global. Estes localizadores digitais recebem e processam o sinal de 28 satélites que cobrem toda a superfície do globo. Através destes satélites estes dispositivos conseguem calcular a localização do equipamento e permitem a navegação através de mapas digitais.

Pois agora o GPS além da função de localização pode também funcionar como um receptor de TV Digital. Um bom exemplo deste tipo de equipamento é o Moov V505s da fabricante Mio.

A grande tela sensível ao toque de 4,7” tem espaço de sobra para a visualização dos mapas e a iluminação permite uma leitura sem problemas mesmo sob o sol. Os menus de navegação são simples, o que torna fácil para o usuário encontrar a função desejada.

O GPS também permite a conexão com o computador através de uma interface USB para a inclusão de novos recursos e mapas ao aparelho assim como carregar a bateria. O Moov já vem com 2GBytes de memória que pode ser expandida através de um cartão microSD instalado na parte inferior do aparelho. Durante os testes a bateria durou mais de 1:30hr.

Ao ser ligado pela primeira vez o Mio Moov demorou cerca de 2 minutos para detectar os satélites de GPS (um pouco mais do que outros modelos já testados). Depois dos satélites encontrados a navegação foi precisa e sem problemas.

Os mapas instalados no equipamento são de excelente qualidade e permitem a navegação completa em 535 cidades brasileiras e consegue identificar 1.500 municípios. Além destas referências o Mio Moov possui mais de 1 milhão de pontos de interesse cadastrados, fornecidos pelo Guia Quatro Rodas e os serviços Apontador e iLocal.

A TV Digital integrada é compatível com o padrão 1Seg (o mesmo para dispositivos móveis) e exibe imagens de qualidade razoável. Quando ocupam a tela toda do dispositivo é possível notar uma pequena distorção;

O Mio Moov V505s se mostrou um bom GPS equipado com uma TV Digital que pode ajudar a passar o tempo na hora do engarrafamento. Só tome cuidado para não dirigir assistindo TV pois isto pode causar um acidente.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

  1. “Grande” tela de 4.7″? Piada, tio! 😀 Ce ja viu os de 8″??? Vou te levar um quando for a vitoria 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge