Como gravar vídeos diretamente da Internet?

Com a popularização do acesso à Internet em banda larga o conteúdo multimídia na grande rede veio mesmo para ficar. Com o aumento das taxas de transferência os internautas podem agora receber informações muito mais sofisticadas como as rádios on line, os podcasts e webcasts, além de aulas, filmes e videoclips.

Parte deste conteúdo está disponível na forma de arquivos que podem ser baixados e armazenados no computador para serem exibidos em outras ocasiões através de programas como o Windows Media Player, Mplayer ou RealPlayer. Outra parcela só pode ser assistida de forma on-line, já que é distribuída como um “stream” (sequência) de vídeo ou áudio para ser reproduzida diretamente pelo navegador.

Nesta situação as possibilidades de exibição ficam bastante limitadas, pois muitos usuários nem sempre possuem à sua disposição, a qualquer momento, um acesso de alta velocidade à Internet. Nesse caso, como fazer para gravar estes vídeos on-line no disco?

A resposta a esta pergunta está em utilizar a ferramenta correta. Vamos ver algumas delas.

Para o maior portal de vídeos na Internet, o YouTube (http://www.youtube.com.br), foram desenvolvidas algumas soluções especificas como o site Zamzar (http://zamzar.com). Neste serviço gratuito você pode indicar qual a URL (link do vídeo armazenado no Youtube), o formato do arquivo resultante desejado e um e-mail para receber a confirmação. Depois do upload (cópia para o seu computador) do vídeo, você vai receber em seu e-mail um link com o vídeo convertido. Bem simples.

Outra alternativa é o utilitário gratuito Download Helper (http://www.downloadhelper.net). Um plugin para o navegador Firefox que salva os vídeos exibidos na Internet e faz a conversão do arquivo salvo para vários formatos. Infelizmente o plugin não funciona para alguns portais de vídeo.

O WMRecorderPRO (http://www.wmrecorderpro.com/) é um utilitário distribuído na modalidade de shareware, ou seja, está disponível para download uma versão de demonstração, válida por 30 dias, e ao final do período você tem a opção de adquirir a licença por US$ 29,95.

Com este utilitário você será capaz de gravar simultaneamente até 50 “streams” de áudio ou vídeo no disco de forma bastante simples. Algumas características do produto facilitam ainda mais o seu uso como a opção de gravação automática (basta que você assista o vídeo para que ele seja armazenado).

Agora vai ser fácil gravar, para assistir mais tarde, todo o conteúdo multimídia que você tem acesso na Internet. Uma questão importante: observe atentamente as restrições legais de cada site quanto aos direitos autorais da gravação e distribuição deste material para não incorrer em crime de pirataria.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

11 Comentários

  1. carlos vagno dos santos oliveira

    não consigo carregar video ele não completa .

    • Olá Carlos,

      Estes vídeos ficam disponíveis por aproximadamente 30 dias depois a TV os retira do ar.

      Um grande abraço

  2. Paulo

    Olá Gilberto Sudre , sabe me informar alguma ferramenta PAGA ,que grave aulas online ?
    Att. Paulo

    • Ola Paulo,

      As aulas estão disponíveis no Youtube? Se sim você pode usar o plugin fownloadhelper para Firefox.

      Outra opção é usar o Camtasia.

      Um abraço

  3. Eliane Romano

    Como faço para dar 40 dias de depoimento (gravar) e só exibir no final dos 40 dias na internet.

  4. Ong Serra de Itiúba

    Professor,
    Que bom encontrar alguém que se preocupa com aqueles pobres coitados (caso da nossa Ong – que não tem conta bancária e muito menos recursos para desenvolver todos os seus projetos na recuperação do Patrimônio histórico do Município de Itiúba – Ba.) que enfrentam sérias dificuldades no aproveitamento da Internet.
    Abraços Humberto

  5. Bom Dia,

    que post interessante!

    Eu sei o quão difícil manter um blog!

    Beijos!

  6. Amanda

    Olá, tudo bem?

    Amei blog.

    Abraços!

  7. Bom Dia,

    que texto excelente!

    Eu sei o quanto é complicado é ter um blog!

    Tenho postado sobre Gmail

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge