HD externo com conexão sem fio

Os fabricantes estão sempre a procura de reinventar seus produtos para que eles possam ser utilizados de uma forma diferente. É assim agora com os HDs externos. Aquele disco rígido que é conectado via uma porta USB em seu computador para cópia de backup ou transporte de dados. Pois isto agora mudou.

A Seagate acaba de propor um novo uso para os HDs externos com o Go Flex Satellite. Um HD externo que pode ser usado da forma convencional, através de uma conexão USB, mas que esconde algumas surpresas.

A primeira delas é o acesso sem fio. Como assim, um HD externo sem fios? Isto mesmo. O Satellite possui um transmissor sem fio que permite que você acesse ao seu conteúdo através de uma rede Wifi a partir de dispositivos móveis como um iPad, iPhone/iPod touch ou qualquer Tablet ou Smartphone com Android.

Mas isto não é tudo. Para tirar proveito da flexibilidade da conexão sem fio o HD possui uma bateria interna. Exatamente, você não leu errado, o Satellite possui uma bateria interna de lítio que segundo o fabricante possui autonomia de 5 horas de uso contínuo ou 25 horas de standby. Nos testes que eu fiz a bateria não deixou a desejar e cumpriu o que prometeu. Assisti a dois filmes inteiros gravados no HD sem nenhum problema.

A bateria interna e o acesso através da rede Wifi permitem que você leve o Go Flex Satellite para qualquer lugar e compartilhe com outras pessoas (até 3 simultaneamente) o seu conteúdo, sem cabos ou complicação.

Para acessar ao conteúdo do HD você precisa instalar um aplicativo no dispositivo móvel. Para os aparelhos da Apple basta ir a App Store e pesquisar por “goflex media”. No caso dos dispositivos Android a pesquisa é a mesma mas no Android Market. Os aplicativos são gratuitos e fáceis de instalar.

Depois é só conectar o dispositivo móvel na rede sem fio do Satellite e abrir a aplicação para acesso ao conteúdo do disco.

O equipamento é leve e portátil (11,8 cm x 8,65 cm x 3,15 cm). Acompanham um cabo USB e um adaptador para alimentação elétrica e carga da bateria.

O preço desta novidade ainda não está barato aqui nas terras brasileiras, em torno de R$ 700,00. Certamente é um valor alto para um HD externo desta capacidade mas como é comum no mercado de eletrônicos, basta alguns meses de lançamento para que o preço caia.

Gilberto Sudré

Assista o vídeo com a demonstração deste equipamento:

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge