Hora da Faxina

O começo do ano está aí, então é na hora de se preparar para 2013 com uma faxina no computador e começar com tudo organizado e no seu devido lugar.

Para começar vamos fazer uma revisão nos arquivos e diretórios para verificar quais ainda são úteis. Uma boa prática é a criação de um diretório principal, por exemplo com o seu nome, e abaixo deste criar sub-diretórios por assunto como: escola, trabalho, músicas, fotos, desenhos e outros, isto facilita muito na hora de fazer o backup pois seus arquivos não estarão “espalhados“ pelo disco rígido, correndo o risco de você esquecer de algum.

Durante 2012 garanto que você fez download de dezenas de aplicativos gratuitos para testar como editores de imagens, comunicadores instantâneos e muitos outros. Será que todos eles estão realmente em uso? Estes programas ocupam espaço em disco e, em alguns casos, também ficam em execução ocupando a memória e o processador do micro. O que fazer?

Para resolver esta questão, vá até o menu “Iniciar”, clique na opção “Painel de Controle” e abra “Instalar ou Remover Programas”. Pronto, aí estão todos os aplicativos instalados no seu computador. Veja se existe algum programa antigo que não está em uso. Clique sobre ele e depois no botão “Remover”.

Com certeza durante o ano você também recebeu muitas mensagens, umas sérias e outras nem tanto. Esta também é uma boa hora de fazer uma limpeza e classificação das mensagens úteis por assunto. Independente do leitor de correio que você utiliza, seja ele o Gmail, Yahoo, Thunderbird, Outlook ou outro, todos permitem a criação de pastas e sub-pastas. Use o mesmo critério dos arquivos para separar e classificar as mensagens importantes e apagar as que não são mais úteis.

Lembre-se de que as mensagens apagadas são na verdade movidas para a pasta de “Itens excluídos”, assim esta pasta também precisa ser incluída na faxina.

Os sites favoritos da Internet também precisam de uma organização. Vá na área de favoritos do seu navegador e verifique o conteúdo das pastas e links que já não servem mais.

Não vamos esquecer da área de trabalho. Para organizar, basta clicar com o mouse sobre os ícones e arrastá-los para um local próximo da posição desejada, depois é só clicar com o botão da esquerda sobre o fundo e escolher a opção “alinhar ícones”. O Windows fará o alinhamento automaticamente.

Depois da faxina feita é bom fazer uma “Desfragmentação do Disco”. Para executar este procedimento vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Desfragmentar Disco”. Essa tarefa levará alguns minutos ou até mesmo horas, dependendo do tamanho do seu HD.

Para terminar, após todo este trabalho de organização, execute um backup geral de seus arquivos.

Pronto, agora seu computador está preparado para mais um ano de trabalho e diversão.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge