Internet Compartilhada

Olá Gilberto. Eu divido a internet com um amigo, na verdade a Internet é dele,e tenho um fio ligado a casa dele para trazer a rede até a minha casa. Existe a possibilidade de ele saber quais as paginas que visito na Internet? Se existe,como faço para que ele não possa saber mais o que eu acesso na internet,o que eu preciso fazer,colocar senha ou alguma coisa parecida?

Nivaldo – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Nivaldo. Suas preocupações são pertinentes e verdadeiras.

O compartilhamento de Internet é uma situação é bem comum e oferece riscos a quem a pratica.

O primeiro problema é que este compartilhamento é ilegal segundo o contrato assinado entre o usuário e a operadora. O acesso doméstico a banda larga é destinado a uma unidade residencial e não pode ser dividido com outras

Como no seu caso, o compartilhamento exige que as máquinas estejam ligadas em rede e ai que mora o perigo. Caso uma das máquinas seja infectada com um vírus existe uma grande possibilidade desta infectar as outras máquinas também

Por último o risco de violação da sua privacidade. Como as máquinas estão ligadas em rede é possível que um usuário do da Internet compartilhada consiga ver o que os outros estão fazendo na Internet (sites acessados, emails enviados, senhas, etc).

Para diminuir a chance deste tipo de monitoramento o equipamento que faz a distribuição da Internet deve ser de melhor qualidade, o que permite a configuração de filtros para impedir que um usuário veja o que os outros estão fazendo na rede.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge