Inventário das configurações dos computadores

Quem administra uma rede com mais de 10 computadores sabe do trabalho necessário para manter os dados de inventário de hardware e software atualizados. É comum, ao término de um levantamento manual, descobrirmos que houve alguma alteração na configuração de uma ou mais máquinas, colocando a perder todo o trabalho.

Uma verdadeira dor de cabeça para o administrador conseguir coletar e mais tarde manter atualizado, a cada mudança, as configurações dos computadores

Para ajudar aos responsáveis pela infra estrutura de rede temos a nossa disposição uma série de utilitários que nos auxiliam nesta tarefa nada simples.

Vamos começar pelas ferramentas mais simples como o utilitário Sandra (http://www.sisoftware.co.uk/). O Sandra está disponível em cinco versões diferentes, cada uma com novos recursos de pesquisa e inventário, confira na planilha encontrada na opção de “Download & Buy” do site. A versão mais simples (lite) é gratuita e já ajuda muito para levantamentos básicos na rede.

Outra ferramenta bem interessante é o Empirum 2008 (http://www.matrix42.de). Este produto permite o gerenciamento de aplicativos instalados assim como o inventário de hardware de cada estação. O aplicativo ainda oferece o recurso de instalação remota de novas versões do sistema operacional e aplicativoss incluindo o backup de todas as informações pessoais dos usuários guardadas no disco local.

Para quem está em busca de uma solução completamente livre o caminho é o sistema Cacic ou Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais. Este sistema foi desenvolvido pelo governo federal (Dataprev) e colocado a disposição para a comunidade através do link http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/

Este software é capaz de coletar informações sobre os componentes de hardware instalados, alertar os administradores da rede quando forem identificadas alterações na configuração e transferir arquivos para os computadores. O programa também está preparado para instalar e configurar programas em cada estação, de acordo com regras pré-estabelecidas e enviar pequenas mensagens administrativas aos usuários ou grupo de computadores.

Totalmente baseado em Software Livre, o sistema utiliza nos servidores o conjunto de aplicativos conhecido como LAMP: Sistema Operacional GNU/Linux, Servidor WEB Apache, banco de dados MySQL e a linguagem PHP. Do lado das estações, já existem versões do programa de coleta de informações para os sistemas operacionais Win 9X, ME, NT, 2000, XP e GNU/Linux.

Agora ficou mais fácil manter o controle do inventário das estações da sua rede.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge