iPad2

A Apple ataca novamente e faz seu movimento para manter a liderança no mercado dos tablets com o lançamento da segunda versão do iPad. Ao que parece o sucesso vai continuar pois só no primeiro final de semana de vendas o estoque do iPad2 nas lojas dos Estados Unidos simplesmente evaporou.

Esta semana tive a oportunidade de testar o novo iPad. A seguir relato algumas observações a respeito.

No primeiro contato com o novo gadget já da para notar que ele está mais fino e mais leve. Na verdade 33% mais fino e 100gr mais leve que seu irmão mais velho. Parece pouco mas esta pequena mudança faz diferença para quem o usa por tempos longos.

Outra mudança do novo produto está no processador que agora passa a ser um A5 equipado com núcleo duplo e a inclusão de um processador gráfico dedicado. Segundo a Apple esta nova configuração proporciona o dobro de performance de processamento e gráficos até nove vezes mais rápidos. Fato confirmado na hora de executar os aplicativos e jogos ou na exibição e gravação de vídeos. Uma real evolução em relação ao modelo anterior.

O iPad 2 também apresenta uma nova câmera na parte frontal. Isto permite o uso do aplicativo FaceTime para a criação de videoconferências entre aparelhos da Apple (iPhones e iPads). A resolução desta câmera é baixa para fotos (640×480 – VGA) mas adequada para a comunicação por imagem.

A bateria continua com a autonomia do primeiro iPad, algo em torno de 10 horas. Isto não deixa de ser uma boa notícia considerando que o processador é mais poderoso e o equipamento está mais fino.

Um acessório digno de nota é o Smart Cover. Uma simpática capa protetora da tela do iPad2 que se acopla magneticamente a lateral do equipamento. Além, é claro, de proteger a tela contra impactos e arranhões ela pode ser dobrada de várias formas para servir de apoio ao tablet quando usado sobre a mesa.

O iPad2 e um bom competidor para o mercado dos tablets e pelo que vi deve sustentar a liderança da Apple neste segmento, pelo menos por enquanto. Só não espere um modelo revolucionário em relação a primeira versão.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Hola a todos. Estaba navegando por Internet y encontre tu sitio web. Estupenda informacion. Muchas gracias por compartir tu experiencia! Es bueno saber que algunas personas ponen esfuerzo en la gestión de sus sitios web. Voy a estar seguro volver de vez en cuando.

    • Olá. Muito obrigado pela visita e pelas palavras. Seja bem vindo. Grande abraço (GS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge