Media Center Seagate GoFlex TV

Os formatos digitais para fotos, músicas e vídeos tomaram conta de toda indústria de entretenimento. Devido a necessidade cada vez maior de espaço para armazenamento destes conteúdos os HDs externos estão ganhando a preferência dos consumidores e na contra mão perdem importância as mídias ópticas como os DVDs e até os discos BluRay.

A questão é: como reproduzir confortavelmente os filmes, músicas e fotos na TV quando gravados em HDs externos? Usar um computador ou notebook é uma opção mas não muito prática. Outra alternativa é o uso de televisões que já permitem a conexão de um HD externo via porta USB. Neste caso alguns formatos de arquivos podem não ser reconhecidos.

Para simplificar e concentrar em um só equipamento o armazenamento e reprodução destes arquivos alguns fabricantes criaram os chamados “media centers”.

Recebi esta semana para teste o GoFlex TV, um versátil media center da Seagate que pode exibir musicas, fotos e vídeos de um HD ou da Internet. São muitos os formatos compatíveis de vídeo (MPEG-2, MPEG-4, AVI, MKV, VOB e codec h.264), áudio (AAC, MP3 e FLAC) e foto.

O GoFlex TV é um pequeno dispositivo (42 x 200 x 110 mm) que vem acompanhado de um controle remoto similar ao encontrado em TVs ou tocadores de DVD/BluRay. A conexão deste media center com a TV pode ser feita através de um cabo HDMI ou AV. Também está disponível uma interface ethernet para acesso a Internet através de uma rede local.

Os arquivos a serem exibidos podem ter origem de várias fontes diferentes como por exemplo um HD externo conectado na porta USB, um HD GoFlex SATA da Seagate inserido diretamente no media center ou um dos diversos serviços da internet suportados como por exemplo o Flickr, Netflix, Picasa e YouTube.

Depois de tudo conectado é hora de testar na pratica o GoFlex TV. Com o HD instalado no media center a primeira ação do media center é varrer todo o disco e classificar os arquivos por tipo e nome. Com isto feito agora é escolher qual tipo de arquivo você deseja reproduzir.

A navegação nos menus através do controle remoto é simples. Basta escolher entre os ícones de música, filmes ou fotos exibidos na tela principal. Também estão disponíveis os acessos aos serviços via Internet.

A exibição dos filmes é rápida e a qualidade é excelente. Durante a exibição é possível parar, retornar ou avançar o filme através do controle remoto. O mesmo acontece com as músicas e fotos.

O GoFlex TV é uma boa opção para quem procura um equipamento flexível para reprodução de filmes, fotos e vídeo. O dispositivo já é encontrado no Brasil por um preço médio de R$ 550,00.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge