Memória ou Processador? Onde investir?

Olá Gilberto. Estou escolhendo um novo notebook e estou em dúvida entre duas configurações, uma com um processador melhor e uma memória menor e outra com mais memória e um processador mais simples. Qual é melhor escolha onde vou ter um melhor retorno do meu dinheiro investido?

Robson – Vila Velha (via Internet)

Olá Robson. Esta é realmente uma boa pergunta e uma dúvida que acontece com muitas pessoas na hora de escolher onde investir o dinheiro: em uma maior capacidade de memória ou em um processador mais rápido.

A resposta a esta dúvida vai depender do uso que você irá fazer do computador.

Processadores mais rápidos são mais indicados para quem precisa utilizar programas que fazem uma grande quantidade de cálculos complexos ou jogos eletrônicos (se bem que estes últimos também vão precisar de uma boa quantidade de memória, um disco rígido rápido e uma placa de vídeo poderosa).

Para usuários convencionais, aqueles que utilizam os computadores para editar textos, planilhas eletrônicas, montar apresentações, navegar na internet e até mesmo se divertir com alguns jogos mais simples a quantidade de memória é mais importante que o “poder de fogo” do processador.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. cristian

    vo vompra um celular 1,4 ghz octa-core e tem 512mb de ram .. vale a pena ? se tratando de um celular

    • Olá Cristian,

      Uma das características mais importante hoje para um celular é o espaço de armazenamento. Recomendo comprar aparelhos com no mínimo 16GB.

      Um abraço

  2. Eduardo Satoshi

    Bem bacana seu post, Gilberto!

    Continue escrevendo mais artigos como esse!

    E seu site em geral é muito legal também.

    Mas falando sobre esse assunto, acho que tanto memoria quanto processador são muito importantes, onde falta um o outro não consegue compensar muito.

    Forte abraço.

    • Legal Eduardo,

      Os dois são importantes mas atualmente acredito que o investimento no aumento da memória é mais efetivo do que em outros accessórios.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.