Micro não carrega o sistema operacional

Oi Gilberto. Meu computador ficou desligado durante algum tempo e quando fui ligá-lo ele simplesmente não carregou o Sistema Operacional. Ele apenas emitiu três bips curtos e não apareceu nenhuma imagem no monitor. O que pode ter acontecido?

Jefferson – Vitória (via Internet)

Olá Jefferson. Este é um caso típico de problema de mal contato depois de deixarmos o computador muito tempo desligado.

Quando ligamos o computador e o Sistema Operacional (SO) é carregado, qualquer problema que aconteça é de fácil identificação pois provavelmente o próprio SO vai exibir uma mensagem na tela para avisar a você sobre a falha. Mas, e se a placa mãe não conseguir ter acesso aos periféricos, como, por exemplo, a placa de vídeo? Como é que vai avisá-lo sobre problemas encontrados?

Acertou quem pensou no auto falante. Assim, quando é detectada alguma falha, o BIOS (programa “embutido” na placa mãe e o primeiro que é carregado quando você liga o computador) emite “bips” para indicar a você o que aconteceu.

No seu caso, apesar de você não ter informado a marca da placa mãe, imagino que os três bips curtos significam algum problema de memória RAM.

Para solucionar seu problema, temos duas alternativas.

Caso você tenha alguma experiência em manutenção de micros, abra o computador, remova as memórias, limpe seus contatos com uma borracha macia e procure retirar resíduos de poeira dos soquetes com um pincel macio. Recoloque as memórias e teste o computador.

Se você não tem experiência com estas questões de Hardware, a solução é levar seu computador a uma assistência técnica.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge