Micro que trava

Oi Gilberto. Meu computador tem apresentado um comportamento muito estranho:. A cada 15 segundos aproximadamente ele apresenta uma grande lentidão e algumas vezes chega a travar. Não acredito que seja vírus, uma vez que o disco foi formatado e os travamentos continuaram a acontecer depois disto. O que pode ser?

Robson – Vitória (via Internet)

Bom dia Robson. À distância, fica difícil diagnosticar exatamente qual é o problema, mas estes travamentos frequentes em um computador podem ser causados por diversas motivos, como: falta de memória principal, baixa velocidade do processador, disco rígido lento ou algum conflito de hardware.

Outro problema que pode provocar esta situação é uma configuração errada do arquivo de troca, também chamado de “swap file”. Este arquivo, controlado pelo sistema operacional, funciona como uma “extensão” da memória real, onde são colocados os processos que não estão ativos. Normalmente, este arquivo tem seu tamanho definido automaticamente pelo Windows.

Existem algumas ferramentas de medição de performance que podem ajudar você a encontrar o problema. São elas o 3DMark (http://www.3dmark.com/3dmarkvantage/), HDTune (http://www.hdtune.com/) ou o AquaMark 3 (http://downloads.guru3d.com/download.php?det=673). Estes utilitários também podem indicar se existe algum problema de configuração no hardware.

Caso nenhumas das sugestões resolva o problema do seu computador a alternativa e levá-lo a uma assistência técnica para que ele possa ser pessoalmente analisado.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Prof. no predio onde moro tem centenas de roteadores wifi, e sempre quando estou usando minha conexao cai, em um cenario deste cheio de roteadores wifi, qual o aparelho mais indicado ? um roteador com a versao N do wifi, resolveria meu caso ?

    • Olá Java. Realmente, uma solução é utilizar o 802.11n que tem uma maior imunidade a interferências além de utilizar a frequência de 5GHz que “ainda” é pouco utilizada. Lembre-se que os computadores também devem ter placas compatíveis com o padrão N. (GS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge