Motorola Milestone

Nesta semana continuamos os testes com Smartphones equipados com o sistema operacional Android. Na semana passada o avaliado foi o Sony EXPERIA X10. Para quem não leu é só dar uma olhada na matéria publicada neste blog.

Agora é a vez do Motorola Milestone, um celular com um design clássico mas que fez bonito nos testes.

A primeira impressão é a de um celular pesado mas depois de começar a utilizá-lo ela não se confirma. A enorme tela de alta resolução permite a leitura de detalhes e textos com muita facilidade. Na parte inferior da tela encontramos os botões (sensíveis ao toque) com as funções de voltar, menu, home e busca.

O uso do Milestone é bastante simples principalmente devido a tela sensível ao toque e ao recurso de multitouch ou multitoque (com ele você pode usar dois dedos para fazer zoom em textos e imagens). Para a digitação de textos e e-mails maiores é só deslizar o teclado real que se esconde sob a tela. As teclas são planas e levam algum tempo até você se adaptar a elas.

O processador ARM A8 de 550 Mhz faz com que a execução dos aplicativos seja bastante rápida e mesmo na troca entre aplicativos e funções o celular se comportou muito bem. O sistema operacional instalado é o Android 2.0. A Motorola prometeu para este ano ainda liberar o upgrade para a versão 2.1.

Quem gosta de ficar on-line não vai ter o que reclamar do Milestone pois ele dispõe de conexões Wifi, 3G e bluetooth, além de GPS, bússola e acelerômetro (dispositivo que identifica quando você gira o aparelho e ajusta a tela para a posição de leitura).

A Câmera de 5MPixels com foco automático e flash por LED é apenas razoável, mesmo com toda esta resolução. Ao contrário das fotos os vídeos gravados são muito bons com resolução de 720×480 pixels e 24 fps.

A bateria e um fator de atenção. No uso normal do aparelho (ligações e navegação 3G) a duração me atendeu no limite (tive que recarregá-la todo o dia a noite). O problema é quando ativamos a conexão Wifi, uma verdadeira devoradora de baterias, assim tome cuidado.

O aparelho não possui Office nativo mas existem alguns aplicativos como o Documents To Go que podem ser instalados para edição de textos e planilhas (este aplicativo é pago). Como era de se esperar a integração do Android com os serviços do Google (Gmail, Calendário e Youtube) é muito boa.

O Milestone vai agradar aos usuários exigentes, que precisam mais do que um Smartphone rápido mas quase um computador portátil a um preço equilibrado.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge