Motorola XOOM 2 review

Nesta semana recebi para avaliação e testes XOOM 2, o irmão mais novo do Tablet XOOM lançado a aproximadamente um ano pela Motorola.

O XOOM 2 apresenta uma tela de 8.2 polegadas com resolução de 1280 x 800 protegida pelo já conhecido vidro com Gorilla Glass de alta resistência. Isto fez com que seu tamanho diminuísse para 21 x 14 cm, com 9 mm de espessura e com um peso de apenas 386 gramas (quase metade do peso do XOOM original). Estas mudanças mais o acabamento emborrachado da parte traseira tornaram o uso do novo Tablet muito mais confortável para leitura e navegação web, mesmo utilizando uma das mãos. Este foi minha principal critica quando testei o modelo anterior do XOOM.

A tela é de alto brilho, assim como do seu irmão maior, e apresenta uma excelente qualidade. Para quem vai utilizá-lo para ver fotos e vídeos não vai se decepcionar.

A Motorola escolheu equipar o XOOM 2 com uma câmera traseira de 5 MP com Flash e capacidade de gravar filmes em HD e uma câmera na parte frontal de 1,3 MP que é apenas razoável. O problema da câmera traseira é a sua posição que, quando usamos o Tablet “deitado”, as mãos podem tampar completamente sua objetiva.

Nos testes de navegação e uso dos aplicativos o Tablet se mostrou muito rápido não apresentando demoras ou travamentos, provavelmente como resultado de seu processador dual core de 1,2 Ghz. Não tive problemas para reproduzir filmes em alta definição ou executar vários aplicativos simultaneamente. O armazenamento interno é 32GB e possui ainda 1 GB de RAM para execução dos aplicativos. O Tablet ainda possui uma entra para um cartão microSD.

O modelo avaliado possuía acesso a redes Wifi e 3G (através de um cartão mini SIM). A conexão com as redes foi rápida e sem complicações.

O XOOM 2 vem com o sistema Android versão 3.2 e muitos aplicativos pré instalados que refletem uma falta de definição da parte do fabricante quanto ao mercado alvo para este aparelho. Existem aplicativos corporativos como pacote office QuickOffice, um cliente Citrix e o Polycom Video assim como vários aplicativos de entretenimento como o cliente Netflix, jogos e uso do controle remoto de eletrodomésticos.

A bateria, em uso contínuo, apresentou uma autonomia de mais de 8 horas o que não é das melhores mas também não prejudica seu funcionamento.

O XOOM 2 é um bom Tablet mas que foi lançado em um momento em que o mercado já possui aparelhos com processadores de núcleo quadruplo e Android 4.0. De qualquer forma pelo preço sugerido para venda, algo em torno de R$ 1.299,00 ele é uma ótima opção.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge