Navegando na Internet sem deixar rastros no computador

 

Com o objetivo de melhorar a segurança de quem usa a internet a partir de computadores públicos ou compartilhados, os navegadores da Internet (browsers) dispõe de um recurso chamado de “navegação anônima” o qual permite você acesse seus sites preferidos sem ter que se preocupar com rastros deixados na máquina que está sendo utilizada.

Mesmo que você não tenha nada a esconder ter alguém bisbilhotando todos os seus passos na internet não deixa de ser uma violação à sua privacidade.

Embora a funcionalidade seja muito utilizada, poucas pessoas sabem como a navegação anônima realmente funciona. Vamos entender até onde a “navegação anônima” pode proteger você.

Quando você acessa um site da Internet o seu navegador armazena diversos arquivos no disco rígido com o intuito de agilizar o carregamento da página em acessos futuros. Estes arquivos são chamados de cookies e podem conter informações privadas como seu nome, e-mail, conteúdo do carrinho de compras (em sites de comércio eletrônico) e em alguns casos até a sua senha.

Além disso, todas as páginas visitadas são colocadas no histórico de navegação, e os dados digitados em formulários e imagens também acabam sendo salvos pelo programa.

Como você já percebeu, ao final da navegação, caso estes arquivos não sejam apagados eles podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa que utilize o computador depois de você.

A opção de “navegação anônima” protege sua privacidade apagando históricos e arquivos temporários, limpando cache e removendo o conteúdo capturado em formulários on-line.

A ativação da “navegação anônima” abre uma nova janela na qual é possível navegar na Internet com privacidade sem que o navegador salve os sites visitados. É possível alternar entre uma janela anônima e as janelas normais de navegação que estiverem abertas. Você só estará no modo de navegação anônima quando estiver usando a janela anônima.

Para ativar a navegação a anônima use as seguintes sequencia de teclas: Ctrl+Shift+P (Firefox), Ctrl + Shift + N (Chrome ) ou Ctrl+Shift+P (Internet Explorer).

O navegador não salva um registro de downloads de arquivos no modo de “navegação anônima”. No entanto, esses arquivos são salvos na pasta de downloads do seu computador, onde você e todos os outros usuários do computador podem vê-los e abri-los, mesmo depois que você fecha as guias anônimas.

Apesar de ser um recurso interessante a navegação anônima não consegue apagar os traços de navegação deixados na própria Internet como seu endereço IP registrado em sites acessados por você nem protege suas informações que estão sendo transmitidas através da Internet.

Não existe navegação completamente anonima e a chance de você ser monitorado é diretamente proporcional ao interesse que pessoas, empresas ou o governo tem em você.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.