Netiqueta: A etiqueta do mundo on-line

Assim como na vida real, na vida on-line temos que seguir algumas regras de etiqueta a chamada Netiqueta. São questões muito simples, baseadas no bom senso, mas quando não são seguidas podem fazer um estrago na sua imagem.

Vamos começar pelo local onde está a maior parte das falhas na aplicação da Netiqueta, o correio eletrônico. Lembre-se que pelo e-mail não podemos demonstrar emoções por inflexão de voz ou da linguagem corporal, assim isto pode causar muitos mal-entendidos entre as pessoas. Por isto seja direto e claro nos seus e-mails.

Ao redigir uma mensagem endereçada a muitos destinatários devemos utilizar o campo CCO (com cópia oculta). Isto acontece por dois motivos: primeiro para não invadirmos a privacidade das pessoas expondo desnecessariamente seus e-mails e em segundo, esta atitude permite que spammers (pessoas que enviam e-mails não solicitados) possam capturar estes endereços e depois passar a enviar SPAM. Com certeza ninguém gosta de receber SPAM. E o pior de tudo, é que utilizar o campo CCO é muito simples, basta escolhê-lo ao invés do campo “Para” quando for enviar a mensagem. Dá o mesmo trabalho.

Outra questão é como escrevemos no corpo do e-mail. Procure combinar letras maiúsculas e minúsculas como em um texto normal. Escrever todo o texto da mensagem em letras maiúsculas. equivale a GRITAR. Caso deseje chamar a atenção para alguma parte de seu texto, utilize caracteres especiais, como o asterisco, para enfatizar palavras ou partes *importantes*.

Não se esqueça de preencher o campo “Assunto” e trate de apenas um tema por mensagem. Procure manter a mensagem curta pois isto ajuda bastante no entendimento do conteúdo. Caso a criação de um mensagem longa seja inevitável, avise isto no campo “Assunto”.

Quando responder a um email, verifique se é realmente necessário retransmitir toda a mensagem original ou parte dela já é suficiente para o entendimento de sua resposta. Se todos passarem a fazer desta forma vamos economizar muita banda de Internet e espaço nas caixas postais.

Uma outra fonte de problemas são os arquivos anexos. Só os envie em caso de real necessidade e tenha certeza de que eles não contêm vírus. De forma alguma envie anexos para listas de discussão. E falando em listas, antes de fazer uma pergunta aos participantes, verifique no histórico da lista se sua dúvida não foi respondida antes.

Uma pergunta que devemos fazer antes de iniciar uma discussão por email é se esta é a melhor forma para encaminhar a questão. Será que não seria mais rápido e prático fazer isto por telefone ou por mensagem instantânea? Alguns assuntos que seriam resolvidos com um simples telefonema ou por um bate-papo por chat podem necessitar de uma série interminável de e-mails.

Assim, da mesma forma que “mastigar de boca aberta” não “cai bem” no mundo real, não ouvir o bom senso ou a netiqueta também não vai fazer bem para sua imagem.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

    • Olá Ronilce,

      Legal.. bacana que as informações estão sendo úteis.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge