Notebooks: cuidados com a ergonomia

Os notebooks já se tornaram equipamentos comuns no ambiente corporativo e doméstico por serem práticos, leves e pequenos. O tamanho destes equipamentos está cada vez cada vez menor o que torna difícil conseguir conforto em seu uso prolongado. Mesmo assim os usuários continuam a substituir seus desktops por notebooks.

Hoje vamos conhecer algumas dicas e acessórios para melhorar a usabilidade dos notebooks e evitar as dores provocadas pelo seu uso intensivo como por exemplo as Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a LER é responsável pela segunda maior causa de afastamento dos trabalhadores de seus postos de trabalho.

O acessório que provavelmente faz a maior diferença é o teclado. Normalmente os teclados existentes nos notebooks são pequenos, não oferecem opções de inclinação e nem sempre primam pela ergonomia. Considere ter nos locais onde você mais utiliza o notebook, como sua casa ou escritório, um teclado externo de tamanho normal. Estes teclados pode se conectar ao computador através da interface USB ou em alguns modelos através da comunicação sem fio por Bluetooth.

As telas de LCD também podem se tornar um problema por estarem cada vez menores e próximas ao usuário o que aumenta o cansaço visual quando usadas por muito tempo. Neste caso você pode adotar a mesma tática do teclado e manter um monitor para conectar ao notebook em locais que você o usa frequentemente.

Outra dica em relação as telas é elevar o notebook para que o LCD fique na altura dos seus olhos. Esta prática mais o uso de um teclado externo já melhora bastante o conforto.

Existem suportes para serem utilizados sob os notebooks que fazem que estes fiquem inclinados facilitando seu uso. É uma boa opção se o notebook apresenta um teclado e tela de tamanhos razoáveis. Outra vantagem é que, em alguns casos, eles incluem ventiladores na parte inferior o que melhora muito a ventilação.

Usar por muito tempo o Touchpad (aquela superfície onde você coloca o dedo para mover o mouse) pode causar dores no punho, ombro e pescoço. Neste caso você pode utilizar um mouse convencional. Existem muitos modelos com ou sem fio. Dê preferência aos modelos opticos por serem mais precisos e necessitarem de pouquíssima manutenção.

Para quem gosta de usar o notebooks no colo ou sobre superfícies flexíveis como um sofá ou cama é importante ficar atento se as fendas de ventilação estão desobstruídas. Uma dica é colocar o micro sobre uma superfície rígida que pode ser uma bandeja ou livro largo.

Os notebooks são excelentes quando se precisa de portabilidade mas exigem cuidados no seu uso prolongado para evitar problemas de saúde.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.