Notícias falsas nas redes sociais

 

As redes sociais são espaços democráticos onde todos podem expressar suas opiniões e compartilhar notícias e informações. Infelizmente, em algumas ocasiões, toda esta liberdade não esta sendo utilizada de forma adequada com a divulgação de conteúdos falsos.

Quem nunca leu ou recebeu, através da Internet, um conteúdo que despertou a desconfiança quanto a sua veracidade? O problema tomou grandes proporções e chamou a atenção do mundo na eleição do presidente americano com acusações sobre a possibilidade da divulgação de notícias falsas possam ter influenciado o resultado.

E como identificar uma noticia falsa? Primeiro verifique a data da publicação. Muitas notícias antigas são “requentadas” e publicadas como novas. Cheque com outras fontes. Se a notícia é espetacular, fora do normal ou absurda e não está em outros canais de notícias desconfie pois isto é um grande indício de que ela seja falsa. Por último veja quem assina a matéria e se a fonte original é confiável.

O Facebook, a maior rede social do planeta, foi uma das principais acusadas de ser o veículo de disseminação de conteúdos duvidosos. A partir disto Mark Zuckerberg resolveu se pronunciar acerca da presença de notícias falsas no Facebook e quais são os planos da sua equipe para combater a questão.

A solução deste problema não é simples tanto tecnicamente quanto filosoficamente pois é difícil definir o limite entre deixar as pessoas compartilharem o que elas quiserem e censurar o conteúdo. Com o objetivo de tentar diminuir a publicação de informações falsas o Facebook anunciou algumas iniciativas como:

Aumentar a capacidade de identificar informações falsas antes mesmo que as pessoas façam isto. Por trás desta iniciativa existe uma grande dificuldade técnica para esta identificação.

Tornar mais fácil para as pessoas reportarem histórias como falsas. Melhorando com isto o filtro e ajudando a identificar desinformações rapidamente.

Como denunciar uma notícia falsa? Localize no canto superior direito da notícia uma pequena seta e clique sobre ela. No menu que será exibido clique sobre a opção denunciar publicação. Na janela que será exibida você vai poder indicar o motivo da denuncia, se é uma notícia irritante ou desinteressante, ou você acredita que não deveria estar no facebook ou ela é um SPAM. Se você selecionar a opção você acredito que não deveria estar no facebook e clicar em continuar, na próxima tela exibida você vai poder indicar que esta é uma notícia falsa. O procedimento é o mesmo no aplicativo do Celular.

Também podemos ajudar a não propagar notícias falsas checando sua veracidade, antes de replicar qualquer informação.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.