Novas ferramentas de proteção

As ameaças virtuais estão presentes no dia a dia de quem usa os computadores ou a Internet.

O uso da rede mundial já faz parte do nosso cotidiano de tal forma que alguns comportamentos que anteriormente eram quase inaceitáveis começam a ser vistos de forma diferente. Em uma recente pesquisa realizada pela Harris Interactive com o público americano revelou dados interessantes. Segundo a pesquisa 41% dos entrevistados achava aceitável ficar “conectado” durante o jantar em casa com a família ou amigos. Outro resultado como a declaração de que quase 30% dos entrevistados achava aceitável estar “conectado” durante a lua de mel chega a ser surpreendente.

Por tudo isto estamos cada vez mais ligados a Internet e isto se reflete nos recordes alcançados no tempo de navegação. Hoje o Brasil é campeão no uso da rede mundial com uma média por usuário de mais de 40 horas mensais de conexão.

Com toda esta exposição já não se imagina um computador, esteja ele conectado ou não em rede, sem uma ferramenta de proteção contra vírus ou spywares. O problema é a reclamação comum de muitas pessoas quanto a dificuldade em instalar, configurar e manter estes utilitários de proteção.

Com a proposta de ser diferente por simplificar a vida de quem usa computador esta semana foi lançado oficialmente no Brasil o conjunto de aplicativos PC TOOLS. O PC Tools Spyware Doctor com Antivírus 2011, uma ferramentas para o bloqueio de spyware, vírus e outras ameaças, e o PC Tools Internet Security 2011, um utilitário que oferece proteção abrangente contra ameaças online incluindo um antivírus, um antispam e um firewall avançado.

Uma característica interessante destas ferramentas é a chamada Game Mode. Este recurso identifica automaticamente quando o usuário iniciou algum aplicativo de jogo e reduz seu consumo de memória e processador ao mínimo para permitir a máxima performance ao jogar.

Para completar o conjunto de ferramentas também foram lançados o PC Tools Registry Mechanic 2011 e O PC Tools Performance Toolkit 2011 ambos aplicativos fáceis de usar para otimizar o desempenho do PC e proteger a privacidade do usuário.

Todos os aplicativos já estão traduzidos para o português e já dispõem de suporte técnico telefônico também em português. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.pctools.com.br.

Assim, seja você um usuário da Internet ou de computadores, o importante é não descuidar na hora de escolher as ferramentas de proteção de seu micro.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Seria essa ferramenta, aquela minha velha conhecida da época da dobradinha pré-windows DOS/DeskView?

    Abracos

    • Olá Viktor. Apesar do nome ser o mesmo acho que não é a mesma ferramenta. Eu também a utilizava naqueles tempos. rs. (GS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge