Nove anos

Caras leitoras e leitores, esta semana faz nove anos que estou à frente da coluna de dicas do Caderno de Informática de A Gazeta, o Conexão.AG. O que inicialmente era apenas um artigo sobre novidades e dicas de utilitários, rapidamente passou a incluir também respostas às dúvidas enviadas pelos leitores.

Desde o início a proposta foi a de estar de olho no que acontece no mercado da tecnologia, discutindo seus desdobramentos, impactos sobre a sociedade e nosso dia-a-dia, por isto do nome “Antenado”.

O grande desafio da coluna sempre foi o de abordar tecnologias e inovações, um tema muitas vezes árido, com uma linguagem acessível ao usuário iniciante e que também interessasse ao profissional com experiência na área.

Fazendo um balanço destes nove anos de vida foram quase 1000 artigos e respostas. Um número e tanto!

Durante este tempo a coluna acompanhou as mudanças e tendências tecnológicas através de questões como a segurança da informação, a evolução extraordinária da computação móvel (a verdadeira marca do nosso tempo), o crescimento da banda larga, a TV Digital, e os queridinhos do momento, os Tablets.

Deciframos aquelas siglas e códigos encontrados nas propagandas de equipamentos de informática para facilitar a escolha de computadores, notebooks e smartphones. Aproveitamos os lançamentos para descrever as características de outros equipamentos ligados ao mundo da tecnologia como câmeras seus acessórios, assim como os cuidados necessários com cada um destes itens.

Neste período testamos e recomendamos muitos utilitários e ferramentas para aumentar a produtividade no uso do computador, procurando sempre identificar aquelas que fossem gratuitas ou que apresentassem a melhor relação custo x benefício.

Mas nem tudo se resume ao hardware ou software. Também cuidamos do “Peopleware” em várias dicas e artigos que falaram sobre a postura corporal durante o uso do computador e cuidados com nossa saúde.

A competição entre os fabricantes associada com a demanda cada vez maior dos usuários faz com que o mercado de tecnologia ande em ritmo acelerado. Assim, para ficar por dentro das novidades e lançamentos, o que não é fácil, só mesmo ficando Antenado.

Agradeço aos leitores que acompanham a coluna e enviam suas dúvidas, críticas e sugestões. Todas são sempre muito bem vindas. Tem sido um grande prazer poder ajudar.

Como de costume nestes últimos nove anos, um forte abraço e até a próxima semana.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Gilberto,

    Parabéns por essa jornada de experiência e que nos mantenha informado com as novidades tecnológicas.

    • Olá Roney, Legal. Muito obrigado pelos parabéns. Estou a disposição. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge