Novo serviço de banda larga via Satélite e lançado no Brasil

Com os serviços hoje disponíveis na Internet, seja para notícias, educação a distância, clima ou entretenimento, o acesso a Internet por banda larga se tornou uma necessidade. O problema é que ele é razoavelmente bem atendido nas capitais e grandes centros mas completamente precário em alguns locais do interior.

Pois a empresa americana Hughes anunciou o lançamento no Brasil do seu serviço de banda larga via satélite para usuários residenciais e corporativos. O foco deste produto está em quem não é atendido pelos serviços de banda larga convencionais. E não pense que estamos falando apenas das regiões rurais ou municípios muito afastados de grandes centros urbanos, até em cidades grandes é possível encontrar usuários residenciais ou empresas que não conseguem contratar planos de banda larga fixa com boa velocidade.

O lançamento acontecerá em três fases, com a primeira começando agora em 2016. A partir de julho, a banda larga da empresa estará disponível nos estados de Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. Até setembro, o serviço já poderá ser contratado em um total de 4 mil municípios de 21 estados do país, incluindo Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, entre outros.

As velocidades variam de 10Mbps a 20Mbps para os planos residenciais e de 15Mbps a 25Mbps para os planos empresariais.

Em relação aos valores, eles variam de 250 a 860 reais mensais. Ainda há uma taxa de adesão de R$ 359,00 para o plano residencial e R$ 469,00 para o plano empresarial. Não são valors baratos e a pergunta que fica é, será que com estes preços este serviço vai alavancar a inclusão digital em locais não atendidos pela banda larga? A empresa acredita que sim.

É importante citar que todos os planos oferecidos neste serviço terão franquia de dados. A contabilização da franquia será dividida em dois períodos de 07h às 00h e da 00h às 7h. O limite para clientes residenciais será de 35GB a 65GB e para os clientes empresariais será de 40GB a 80GB, dependendo do plano escolhido. Ao final da franquia o acesso a Internet será reduzido para uma velocidade entre 500kb/s e 1MB/s. Quem preferir continuar navegando com a velocidade originalmente contratada precisará desembolsar 30 reais por cada 1GB de franquia adicional.

A instalação é bastante simples e compreende uma pequena antena parabólica que fica na área externa e um modem instalado na parte interna. Também está incluído no serviço o fornecimento de um roteador sem fio.

Quer saber mais sobre este serviço? Acesse http://www.hughesnet.com.br/

Gilberto Sudre

Obs: A Coluna Conexão Digital viajou ao evento de lançamento a convite da Hughes Brasil

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

  1. Paulo Pacifico

    Aff 35 Gb para residencial… com Netflix e uma familia de 3 pessoas isso acaba em uma semana!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge