Novos cargos

Oi Gilberto. Sou nova na área de Informática e lendo alguns documentos me deparei com as siglas CEO e CIO. Quais seriam seus significados exatos?

Laila – Cariacica (via Internet)

Olá Laila. Não são apenas os novatos na área de TI (Tecnologia da Informação) que ficam em dúvida quanto a esta verdadeira “sopa de letrinhas” que existe por aí. Muita gente com experiência também fica perdida. Veja as descrições de alguma das siglas mais comuns.

CEO (Chief Executive Officer). Este cargo é frequentemente associado à posição de Presidente da companhia mas nem sempre isto é verdade. Normalmente o CEO se reporta ao conselho de acionistas. Ele é o principal executivo e porta voz da empresa. É e a pessoa mais bem paga da companhia.

O CIO (Chief Information Officer) é o responsável pelos sistemas de informação da companhia e sua infra-estrutura.

CFO (Chief Financial Officer). É o responsável pela contabilidade e o departamento financeiro. Em muitas empresas é tido como o segundo executivo mais importante.

O CTO (Chief Technology Officer). É responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para novos produtos.

CSO (Chief Security Officer). Responsável pela segurança da informação em toda a companhia.

Espero que a “sopa de letrinhas” em relação aos cargos não seja mais um problema.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

  1. Levi

    Opá, obrigado, sanou algumas duvidas minhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge