Novos Smartphones, novos paradigmas

Os Celulares e Smartphones conquistaram os consumidores e são os verdadeiros representantes do mundo atual onde tudo está em movimento.

Apesar desta preferência nacional os Smartphones apresentam algumas limitações devido principalmente ao seu tamanho. Navegar na Internet, ler um e-mail ou documento em telas pequenas não é uma experiência agradável. O que dizer então quando precisamos digitar um texto em teclados minúsculos?

A solução para estes problemas, até agora, era utilizar outros dispositivos como Tablets com suas telas sensíveis ao toque ou Notebooks/Netbooks com seus teclados de tamanho adequado. Aparentemente resolvido um problema ainda fica outro, o de ter que carregar dois equipamentos pesados e, em alguns casos, manter as informações atualizadas entre os dois.

Pois os fabricantes agora sugerem uma nova abordagem para esta questão: Smartphones que podem se “vestir” de outros equipamentos para atender a demandas diferentes. Para o usuário a boa notícia é que ele vai precisar carregar apenas um dispositivo.

A primeira a propor este novo paradigma foi a Motorola com o seu Atrix (http://tinyurl.com/atrixlapdoc) , um Smartphone aparentemente comum mas que conta um um accessório especial, o chamado Lapdoc, uma Docking Station no formato de um Notebook. Olhando de fora o Lapdoc parece mesmo um Notebook com um teclado convencional, um touchpad e uma tela de 11,6”.

Ao precisar utilizar o Smartphone por mais tempo e com um teclado e tela maiores é só encaixar o Atrix no Lapdoc. O processamento e as informações de contatos e arquivos continuam sendo os do Smartphone.

Outro fabricante que inovou foi a Asus, conhecida por seus Netbooks, que acaba de lançar o Padfone (http://event.asus.com/mobile/padfone/). Um hibrido de Smartphone e Tablet com um funcionamento bem interessante.

O A solução é composta de duas peças um Smartphone, similar a tantos outros que temos no mercado e um acessório no formato de um Tablet com tela de 10”. Caso você precise de um Tablet é só encaixar o Smartphone em um local atrás do Padfone especialmente feito para isto.

Pronto, agora o Smartphone se transformou em um Tablet e você ainda pode utilizar todos os recursos disponíveis no celular como a câmera de 5Mpixels, navegação na Internet via 3G e Wifi.

É de se esperar que, por serem os primeiros representantes de uma nova proposta, estes Smartphones tenham preços “salgados” mas nada como alguns meses de venda e adoção pelos usuários para que este os valores caiam muito.

Bem vindo a uma nova mudança de paradigma. Será que ela vai “vingar”?

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge