O Google te ajuda a desenhar em 3D

Se você achava que o Google era só uma ferramenta de busca, pode começar a rever os seus conceitos. O Google também pode te ajudar a desenhar móveis, plantas de casas, apartamentos e muito mais.

Estou falando do Google SketchUp (http://sketchup.google.com/). Uma ferramenta gratuita que permite criar desenhos em 3D de forma simples e sem muita complicação. O SketchUp não é um Corel Draw (http://www.coreldraw.com), a ferramenta líder de mercado para desenhos técnicos, mas é uma boa opção para quem está começando.

O SketchUp é um utilitário simples de aprender e usar pois seus comandos são intuitivos. A idéia é permitir ao desenhista fazer um rascunho (Sketch) do que vai ser criado de forma rápida e com o auxílio de um sistema inteligente de guias.

Se você ficou interessado, basta fazer o download do aplicativo através do site e proceder a instalação. O SketchUp está disponível em versões para o Microsoft Windows XP/Vista/7 e MAC OS X. A recomendação de hardware é de um Processador de 2 GHz ou mais, memória RAM de no mínimo 2 GB e 500 MB de espaço disponível em disco. A Placa de vídeo deve ter no mínimo 512 MB de memória. Certifique-se de que o driver da placa de vídeo suporte a versão 1.5 ou superior e atualizada do OpenGL.

Através do site do produto você também tem acesso aos chamados Bonus Pack que são conjuntos gratuitos de figuras como pessoas, árvores, carros, etc, já preparadas para serem utilizadas nos seus desenhos.

A documentação do SketchUp é bastante abrangente e inclui um manual on-line completo, vídeos com tutoriais de como realizar seus desenhos, exemplos, um cartão de acesso rápido aos comandos e uma área de perguntas e respostas sobre o produto. Infelizmente toda a documentação ainda está em inglês.

Depois de aprender tudo que o SketchUp gratuito tem a oferecer você pode fazer um upgrade para o SketchUp PRO. Nesta versão completa, e paga, você vai poder exportar os arquivos para formatos compatíveis com outras ferramentas de desenho 3D, criar e editar desenhos vetoriais de 2D, criar elementos e símbolos personalizados e ainda receber suporte técnico profissional.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. muito obrigado pelas informação das ferramentas do Google. poderia explicar com detalhes como funciona o google + eu acho muito complexo e fico preocupado com minha privacidade … obrigado abs DAVID

    • Olá David,

      O Google+ é uma rede social assim como o Facebook. Infelizmente por aqui é complicado explicar exatamente todo o seu funcionamento.

      De qualquer forma minha sugestão é nunca publicar em nenhuma rede social informações ou fotos pessoais.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.