O que esperar para 2014 na área de Tecnologia?

O ano de 2013 na área de tecnologia foi marcado pela chegada do 4G no Brasil, e no ES, o terremoto Edward Snowden, que abalou a confiança dos internautas na segurança da Internet, a chegada das impressoras 3D ao mercado e também pelo que não ocorreu como a votação do Marco Civil da Internet. E para 2014, quais as novidades a tecnologia está preparando?

Vamos começar com o assunto mobilidade e os dispositivos móveis que estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O amadurecimento deste mercado está, e vai continuar, eliminando a distinção entre o que é um aplicativo de negócios e um aplicativo direcionado para o consumidor final. Já encontramos muitas pessoas utilizando aplicativos como o WhatsApp, Vine, YouTube, Twitter e outros como parte de suas atividades profissionais.

Uma forte tendencia a se consolidar é a nova categoria de sistemas, chamados de sistemas cognitivos, que combina tecnologias já existentes com algoritmos sofisticados que permitem a compreensão da linguagem natural e a possibilidade das máquinas aprenderem comportamentos.

As impressoras 3D prometem ser a vedete de 2014. Seus preços já caíram e irão cair ainda mais. No começo eram utilizadas para a produção de protótipos e maquetes, agora já começam a ser usadas para aplicações de negócio. Com este recurso muitos produtos vendidos pelas lojas virtuais dispensarão a logística da entrega pela permissão do cliente fazer download do modelo e imprimir o produto em casa. Uma revolução para o comércio e o setor de logística.

Cada vez mais áreas começam a se beneficiar com a impressão 3D como por exemplo a Arquitetura, a Engenharia, a Medicina e a odontologia.

A integração entre a TV (aberta e fechada) e Internet continuará o avanço que observamos em 2013. O que acontece em uma influencia a outra e vice-versa. O compartilhamento na Internet de opiniões e experiências sobre o que o telespectador está assistindo na TV, chamado de 2a tela, veio definitivamente para ficar.

Em um ritmo bem devagar e bastante caras as TVs 4K chegam ao Brasil. Ainda sem programação e conteúdo para estas TVs de altíssima resolução elas já podem ser encontradas em algumas lojas. Esses aparelhos têm qualidade quatro vezes superior à de TVs de alta definição. Da mesma forma como foi quando as TVs FullHD chegaram ao Brasil, primeiro chegaram os aparelhos e depois o conteúdo.

O ano de 2014 também nos reserva outras novidades como a expansão da Internet das coisas ou IoT (Internet if Things). Esta tecnologia promete interligar, através da Internet, equipamentos, sensores, eletrodomésticos e etiquetas inteligentes, todos com capacidade de trocar dados e informações entre si e com as pessoas.

A computação Vestível (computadores integrados a peças do vestuário como relógios, roupas e óculos) deve receber finalmente a chegada nas prateleiras do esperado Google Glass, uma versão dos óculos inteligentes.

Mas nem tudo são novidades boas. Com toda esta disseminação no uso dos computadores e a Internet a pergunta que fica é, como será tratada nossa privacidade? Esta promete ser a grande questão para 2014.

Um excelente ano para todos e que a tecnologia nos ajude a viver melhor.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge