Onde fazer backup?

Olá Gilberto. Tenho muitas fotos e filmes de passeios e da família e sempre fico preocupada em como guardar estes arquivos para sempre. Como posso fazer backup deles para evitar a perda?

Katia – Vitória

Olá Katia. Esta é uma pergunta que muita gente me faz mas não é uma resposta simples. Dos equipamentos que temos hoje para guardar nossos arquivos o Pen-drive é o mais inseguro de todos e por isto não recomendo.

Ficamos então com duas opções: DVD/BluRay e HD externo

O DVD/BluRay tem uma boa durabilidade se guardado em local adequado, longe da luz, calor e umidade. Os fabricantes falam em durabilidade de 50 anos mas eu não apostaria mais do que 10 anos. Assim, para evitar perdas você deve fazer uma cópia dos dados de um DVD/BluRay para outro novo a cada 6 ou 7 anos.

Quanto ao HD externo, ele é uma boa opção pela grande capacidade de armazenamento e baixo custo. Estes equipamentos também precisam ficar guardados em locais longe do calor, umidade e fontes que gerem ondas eletromagnéticas. Como são dispositivos eletromecânicos eles possuem uma durabilidade menor, em torno de 5 ou 6 anos (para um bom HD). Assim sugiro que você mantenha não um mas dois HDs externos com seus arquivos. Lembre-se que eles precisam ser trocados a cada 5 anos (no máximo).

O Backup na nuvem, ou seja em e-mails ou sites da Internet, também é uma opção mas você tem que confiar bastante no local onde você armazena suas informações. Normalmente locais gratuitos oferecem um pequeno espaço para cópia.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge