Onde fazer backup?

Olá Gilberto. Tenho muitas fotos e filmes de passeios e da família e sempre fico preocupada em como guardar estes arquivos para sempre. Como posso fazer backup deles para evitar a perda?

Katia – Vitória

Olá Katia. Esta é uma pergunta que muita gente me faz mas não é uma resposta simples. Dos equipamentos que temos hoje para guardar nossos arquivos o Pen-drive é o mais inseguro de todos e por isto não recomendo.

Ficamos então com duas opções: DVD/BluRay e HD externo

O DVD/BluRay tem uma boa durabilidade se guardado em local adequado, longe da luz, calor e umidade. Os fabricantes falam em durabilidade de 50 anos mas eu não apostaria mais do que 10 anos. Assim, para evitar perdas você deve fazer uma cópia dos dados de um DVD/BluRay para outro novo a cada 6 ou 7 anos.

Quanto ao HD externo, ele é uma boa opção pela grande capacidade de armazenamento e baixo custo. Estes equipamentos também precisam ficar guardados em locais longe do calor, umidade e fontes que gerem ondas eletromagnéticas. Como são dispositivos eletromecânicos eles possuem uma durabilidade menor, em torno de 5 ou 6 anos (para um bom HD). Assim sugiro que você mantenha não um mas dois HDs externos com seus arquivos. Lembre-se que eles precisam ser trocados a cada 5 anos (no máximo).

O Backup na nuvem, ou seja em e-mails ou sites da Internet, também é uma opção mas você tem que confiar bastante no local onde você armazena suas informações. Normalmente locais gratuitos oferecem um pequeno espaço para cópia.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge