Os erros mais comuns dos usuários de e-mail – Parte I

O e-mail é uma excelente ferramenta mas se utilizada de forma errada pode transformar toda a sua facilidade em um grande desastre.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados no uso desta tecnologia para garantir a segurança de seu computador e rede, além de melhorar a eficiencia no seu uso.

A seguir vou listar alguns dos erros mais comuns dos usuários de e-mail.

Vamos começar por um equivoco frequente, o uso de apenas uma conta de e-mail para todos os fins. Nada mais complicado. No mínimo deveríamos possuir três contas, uma somente para o trabalho, uma pessoal e outra para uso genérico e comportamento “perigoso”. Isso quer dizer que todas as mensagens das listas de discussão vão para esta última conta, assim como este endereço é o que você vai usar para posts em blogs e formulários on-line. Com isso podemos separar as mensagens e dar a devida prioridade a cada tipo.

Nunca utilize contas de e-mail inseguras para enviar dados importantes. Normalmente as grandes empresas gastam muitas centenas de Reais para garantir que suas redes estão seguras, assim não coloque tudo a perder enviando mensagens importantes através de seu e-mail pessoal ou seu computador de casa.

Não se esqueça que ainda temos o telefone. Desta forma nem todos os assuntos são adequados para serem resolvidos por e-mail. Avalie se o problema vai ser mais fácil de ser resolvido através de um telefonema. Se você precisa de um documento com o registro você poder enviar posteriormente uma memória da conversa através do e-mail, só para se certificar que seu interlocutor teve o mesmo entendimento dos assuntos que você.

É uma falha muito grave não utilizar a opção Cópia Carbono Oculta – CCO (ou do inglês Blind Carbon Copy – BCC) no envio de e-mails para diversos destinatários. Sem esta prática você acaba expondo o endereço eletrônico de seus amigos a spammers e ataques por e-mail.

Avalie corretamente quando utilizar a opção “responder para todos”. Em muitas situações o correto é responder apenas para o remetente da mensagem. O uso da opção que envia a mensagem para todos os destinatários deve ser utilizada com cuidado pois você pode causar grandes dores de cabeça caso a informação do e-mail seja privada.

Um último lembrete. Caso você esteja utilizando um WebMail (o acesso a sua conta de email a partir de um navegador Internet) sempre feche a janela do navegador e apague o cache, o histórico e senhas do navegador depois de terminar de utilizar o serviço.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge