Os melhores aplicativos gratuitos de Navegação

 

Você utiliza algum aplicativo de navegação por mapas como o Waze, Google Maps ou Apple Maps? Qual é o melhor? Pois a PROTESTE, Associação de Consumidores, testou estes aplicativos de navegação mais utilizados no Brasil e chegou a algumas conclusões interessantes.

O objetivo do teste foi verificar a qualidade de navegação, como eram as instruções visuais e vocais, o cálculo e recálculo de rota e o consumo da bateria.

No primeiro teste foram avaliadas todas as informações dadas pelos aplicativos e mostradas na tela. Nas estradas, onde a velocidade em geral é maior, as informações precisam chegar com mais antecedência. Afinal, quando se está a 100 km/h, um quilômetro passa muito rápido. Assim é preciso avisar as mudanças, de forma antecipada, para o motorista tenha condições de tomar a decisão correta com segurança. Neste quesito o Google Maps, para iOS, foi o único aplicativo considerado aceitável nas instruções visuais, tanto em pista de velocidade quanto em vias urbanas.

Na hora de mudar de faixa o Waze teve destaque por comunicar antecipadamente ao condutor em qual faixa ele deve permanecer. Já o Waze e o Apple Maps possuem bom sistema de cores e sinalização das ruas bem posicionadas.

Para quem não consegue ficar online durante todo o caminho, o Google Maps consegue calcular rota off-line, o que é um ótimo diferencial.

Em relação ao áudio, os aplicativos Waze e Google Maps se destacaram quando a associação testou as instruções por voz. Estes possuem ótima qualidade de som e disponibilizam as melhores informações nas grandes cidades para o usuário.

Quanto as informações de trânsito, a apresentação do percurso dos aplicativos foi considerada ruim ou muito ruim, por se basear apenas em informações da internet. O Google Maps (iOS e Android) traz linhas coloridas para representar o trânsito e, caso tenha alguma sugestão de nova rota, aparece um aviso para que o usuário mude de opção. Já o Waze dá a informação sobre o trânsito apenas quando calcula a rota.

Já em relação ao consumo de bateria apenas o Google Maps (Android) surpreendeu, com quase seis horas sem precisar de um carregador, à medida que a versão do iOS só alcançou cerca de quatro horas Fique atento porque qualquer aplicativo de GPS para celular consome muita carga. A dica é: tenha no carro sempre um carregador.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.