Palestras

Perícia Computacional Forense

Nesta palestra vamos conhecer os principais conceitos sobre os crimes virtuais, a legislação específica, a investigação de crimes na Internet e a perícia computacional forense que é a área da Computação responsável em buscar pelas evidências digitais de crimes cometidos com o uso do computador.

Será apresentado o trabalho do Perito Criminal da área de Informática, incluindo a carreira, os desafios e métodos utilizados por esse profissional. Serão abordados diversos exemplos de casos reais e softwares utilizados e desenvolvidos para a área.

 

Cyberbullying: Como proteger seu filho dos riscos da Internet?

A Internet revolucionou muitos aspectos de nosso dia-a-dia como a facilidade e baixo custo no acesso as informações e serviços, a comunicação interpessoal e o entretenimento. Ao lado destas grandes vantagens a Internet também apresenta várias ameaças a nossa privacidade e segurança. Infelizmente quem está mais exposto a estes riscos são as crianças e adolescentes que tem a Internet como uma preferência quase absoluta.

Muitos pais estão muito preocupados em como manter seus filhos longe destas ameaças já que é impossível estar ao lado deles enquanto navegam.

Na palestra serão respondidas perguntas como: O que é a Internet? Quem controla a Internet? Quais são as ameaças mais comuns? Qual é o perfil do atacante típico? Quem é a vítima perfeita? Como proteger seus filhos? Quais programas ajudam nesta proteção? Onde pedir ajuda?

 

Segurança da Informação em um mundo hiperconectado

Vivemos hoje em um mundo hiperconectado onde as ameaças e vulnerabilidades estão globalizadas. Nossas informações pessoais e corporativas foram para a nuvem e temos uma novo terreno onde estamos ainda mais expostos a Internet das coisas. Esta nova situação exige uma mudança profunda em como tratamos a Segurança da Informação para estabelecermos um nível elevado de proteção a rede e a todos os dispositivos a ela conectados.

Vivemos hoje em um mundo hiperconectado onde as ameaças e vulnerabilidades estão globalizadas. Nossas informações pessoais e profissionais estão foram para Internet, este novo ambiente onde estamos ainda mais expostos. Esta nova realidade exige uma mudança profunda em como tratamos a Segurança da Informação para estabelecermos um nível elevado de proteção a nossa privacidade e a todos os dispositivos digitais.

 

As informações da sua empresa estão seguras? Como se proteger?

Estamos na era da Tecnologia da Informação. Com o uso da Internet, celulares e computadores podemos ter acesso a aplicações e informações a qualquer tempo e local. Estas são algumas das vantagens e benefícios amplamente conhecidos por usuários e empresas.

O problema é que todos estes benefícios vêm acompanhados de novos desafios na forma de riscos e vulnerabilidades a bens preciosos como a privacidade e informações pessoais e corporativas.

Nesta palestra serão apresentadas as ameaças do mundo virtual como Vírus, Crackers, Pirataria e Engenharia social, assim como as melhores práticas para aumentar a proteção contra estes ataques.

 

Estratégias de Backup e guarda de documentos

As informações que circulam pelo mundo estão deixando de ser analógicas e se tornando digitais. Além desta constatação, a quantidade de informações existentes dobra a intervalos cada vez menores. A questão é como preservar todas estas informações digitais de forma segura?

Nesta palestra vamos discutir o crescimento e importância das informações digitais e como implementar soluções de backup para reduzir o risco de perdê-las. Vamos abordar responder a perguntas como: o que fazer backup? Quais ferramentas e mídias devem ser utilizadas? Qual o tempo de duração destas mídias e como armazená-las? O Backup em nuvem na Internet é viável e seguro?

 

Privacidade e Segurança da Informação na Internet

A Internet, a computação móvel e as redes sem fio oferecem à empresas e usuários muitos benefícios como portabilidade, flexibilidade e mobilidade.

Em paralelo a estas vantagens novos desafios surgem na forma de riscos e vulnerabilidades nesta nova plataforma.

A palestra irá abordar esta nova realidade apresentando as formas mais comuns de ataque e os procedimentos e ferramentas hoje disponíveis para proteção.

 

IPv6: sua empresa está preparada para ele?

O IPv6 foi criado há algum tempo mas só agora sua implantação deve ser acelerada devido ao esgotamento dos endereços IPv4.

Até agora apenas ações paliativas foram tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem acabar em 1 ou 2 anos.

O IPv6 traz para a Internet um espaço de endereçamento capaz de suportar o crescimento da rede por muito tempo. O novo protocolo também apresenta avanços em áreas como segurança, mobilidade e desempenho.

Como a migração para esta nova tecnologia é certa, você está preparada para ela?

 

Segurança da Informação para desenvolvedores WEB

O desenvolvimento de aplicativos para a WEB é cada vez mais comum. Estes aplicativos estão expostos a muitas ameaças vindas da Internet ou originárias das redes internas. Quando uma destas aplicações é violada graves vazamentos ou indisponibilidades de informações podem ocorrer. Devido a isto muitos cuidados devem ser tomados durante a criação destes aplicativos procurando evitar falhas e vulnerabilidades.

A palestra irá abordar as boas práticas no desenvolvimento WEB apresentando as formas mais comuns de ataque e os procedimentos e cuidados para se evitar vulnerabilidades em aplicativos WEB.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *