Pergunta: A senha ainda é segura?

Possuo muitas senhas para sites na Internet. Sempre fico na dúvida de como escolher uma senha e como saber se a senha que criei é segura.

Robert – Via Internet

Olá Robert. A sua dúvida é a mesma de muitos usuários da Internet. Hoje é praticamente impossível usar a grande rede e não possuirmos muitas senhas.

Uma boa senha já foi considerada como aquela formada por letras e números com no mínimo 8 posições. A questão é que com a insegurança dos serviços na Internet está cada vez mais comum o vazamento de informações incluindo as senhas dos usuários.

Minha recomendação é que você utilize uma senha forte, como a que eu descrevi, mas também ative a autenticação de dois fatores. Um recurso existente em muitos sites que exige para seu acesso, além da senha, uma outra informação gerada no seu Smartphone ou enviada para seu número.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge