Pontualidade Mundial

Corremos atrás do tempo e este parece estar cada vez mais acelerado. Se para os compromissos pessoais precisamos de uma agenda diária, normalmente controlada por computador e pontualmente sincronizada com o horário,. para as movimentações financeiras o importante é saber exatamente quem fez o quê e, principalmente, quando. Por exemplo, quando foi efetuada aquela compra ou débito na conta corrente.

Isto seria simples se todas as informações estivessem em um mesmo computador mas, e se as informações e banco de dados estiverem espalhados em vários servidores? Como manter o sincronismo dos relógios? Seria ideal que isso fosse feito automaticamente.

O Observatório Nacional (http://www.on.br) disponibiliza um serviço muito interessante. No endereço http://pcdsh01.on.br/ você irá todas as informações sobre horário de verão, fusos horários e a hora legal brasileira. Nesta página você também vai encontrar uma forma de manter seu computador com a hora sempre correta. Através do link “Acerte seu Computador via Internet” você pode fazer o download de um utilitário gratuito que, uma vez instalado e configurado, faz o ajuste do relógio interno do equipamento com um relógio atômico mundial.

Para quem administra muitos servidores a sugestão é instalar esta ferramenta em todos e manter os logs e eventos sincronizados. A referência de tempo é uma questão fundamental para muitos serviços e investigações de crimes eletrônicos.

Agora é só baixar o programa e ficar pontualmente on-line.

Até a semana que vem.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge