Portais para buscas diferentes

Dizem que a Internet tem tudo mas o problema é encontrar. Pois esta afirmação está cada vez mais antiga e desatualizada. Além dos sites gerais de pesquisa, que tem como seu maior representante o Google, hoje já existem diversos portais de buscas com tecnologias avançadas, especialmente desenvolvidas para melhorar o resultado das pesquisas.

Muitos destes portais tem como foco a pesquisa em uma determinada área do conhecimento e para este assunto oferecem resultados muito melhores que os sites gerais de pesquisa.

A seguir relaciono alguns exemplos de sites de busca diferentes.

O Wolfram Alpha (http://www.wolframalpha.com/) é um site de pesquisa baseado no “processamento de linguagem natural”. Isto faz com que a busca seja feita baseada não apenas nas palavras chaves mas na interação e no contexto destas palavras. Um bom exemplo é a pesquisa sobre mercado de ações (“stock market”). O resultado será uma lista com dados sobre as principais ações do mercado, informações sobre uma ação em especial, comparação entre diversas ações e gráficos dos índices mais utilizados. Infelizmente, neste momento, o site está disponível apenas para perguntas e consultas em inglês.

Outro portal interessante é o Yebol (http://www.yebol.com/). Aqui a diferença esta no uso da tecnologia de “busca semântica”. Neste tipo de pesquisa o segredo está na habilidade do algoritmo de busca saber intuitivamente (se é que isto é possível para um computador !!) qual o assunto de cada página cadastrada e analisar corretamente seu conteúdo. Tudo sem levar em conta as palavras chave descritas no site.

O Pipl (http://pipl.com) não possui tecnologias mirabolantes mas se destaca pelo seu foco. Este portal é especializado na busca na Internet de informações sobre pessoas. Já na página inicial basta preencher uma ou mais informações como nome, sobrenome, e-mail, cidade e estado da pessoa procurada e aguardar o resultado. A coleta dos dados é feita em redes sociais e sites de uso geral existentes.

O Google, na sua versão em inglês, também oferece uma pesquisa diferenciada. Na página http://images.google.com/ temos a nossa disposição diversos filtros onde podemos selecionar imagens por suas características como tamanho, tipo e cores.

Faça uma visita a um destes sites e teste você mesmo os resultados. Se você leitor conhece ou usa outro site de busca interessante compartilhe com a gente enviando sua sugestão para antenadonatecnologia@gmail.com. Na

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge